Afastada da televisão há mais de um ano – altura em que terminou a sua participação na série juvenil “Massa Fresca”, no canal de Queluz de Baixo – a atriz divide o seu tempo entre a família e o teatro sem nunca esquecer a sua devoção a Deus, uma faceta que muitos desconhecem. Discreta, como aliás sempre nos habituou, Sofia Alves brilha quando fala no assunto. Afinal, é no divino que encontra a paz e inspiração para enfrentar o dia a dia sempre com um sorriso nos lábios. “A vida tem-me ensinado que só a fé nos ajuda diariamente a sermos felizes”, justifica, garantindo que não começa nem termina a sua jornada diária “sem Lhe agradecer o dom da vida”.
“Católica praticante e devota a Deus”, a estrela da televisão nacional confessa-se “completamente apaixonada por Jesus Cristo”. Um amor maior que a levou, em maio último, a visitar o Santuário de Fátima aquando da visita papal. “Tive a honra de estar como peregrina no Centenário das Aparições e bem junto do Papa Francisco, é algo que nunca irei esquecer”, testemunhou, sublinhando o quão “extraordinário” é “ver que em Portugal o catolicismo permanece forte”. “Apesar de tantas transformações na sociedade, é algo que é imutável: a nossa busca pelo consolo divino que encontramos no regaço da nossa rainha mãe”, lembrou ainda.
Dividida entre a família e a carreira, a estrela da TVI admite que a fé a transformou. Uma mudança que passou por conhecer o livro sagrado. “Ler a Bíblia e os salmos diariamente foram o primeiro passo para perceber que temer a Deus e conhecer os seus Mandamentos é o despertar do espírito”, disse, referindo ainda que “Cristo é o caminho da verdade e da vida”. Mãe de Guilherme, de 15 anos, fruto de uma relação anterior, a atriz garante que confere ao filho o “livre-arbítrio” e “a liberdade de pensamento”. “Ninguém pode ou deve impor uma crença”, anuiu, lembrando que o seu compromisso com a fé “é pessoal e particular”. “Apenas lhe devo mostrar o caminho”, concluiu.
Crente que “só o amor converte, transforma e cura”, Sofia Alves encontrou o seu equilíbrio longe dos holofotes da fama e o burburinho da cidade. A viver há vários anos no campo, a atriz não esconde que sentiu o apelo para “regressar ao contacto com as coisas simples e belas”. “A Beira Alta é deslumbrante, adoramos o campo e as montanhas”, justificou, lembrando que o marido, Celso Cleto, tem “a família quase toda entre Viseu e Montalegre”, facto que “pesou na decisão”.
Famosos
|Sofia Alves está refugiada no campo e dedicada à religião.
Com trabalhos em teatro e cinema, a atriz mantém-se afastada do pequeno ecrã.