
Patrícia Candoso não poderia estar mais feliz. Foi mãe no dia 1 de fevereiro da pequena Maria Clara e está rendida aos encantos da maternidade. Para assinalar um mês de vida de Clarinha, como gosta de a tratar, decidiu escrever um texto no seu blogue “Quero a minha mãe”.
No artigo conta que ser mãe tem sido, tanto para Patrícia como para o seu companheiro Marco Santos, uma “verdadeira aventura” e admite as diferenças entre aquilo que se sabe na teoria e a prática propriamente dita.
Diz-se apaixonada pelos muitos “muitos cheirinhos” da sua bebé e garante que, nestas quatro semanas de vida pequena Maria Clara, tem tido direito a tudo: “algumas noites mal dormidas, muito cansaço, muito sono… alguns ataques de choro! “.

As típicas falhas de memória estenderam-se para lá da gravidez e, para prevenir situações difíceis, é numa aplicação de telemóvel que regista os momentos mais importantes do dia-a-dia da pequena: horas e peito de amamentação, quantidade de leite no biberão, número de fraldas e horas de sono dormidas. Contudo, e porque as suas prioridades se alteraram, admite ter chamadas e mensagens por responder desde que foi mãe e que nem sempre sabe do telemóvel, contrariamente àquilo que acontecia antes.
“Passo quatro horas por dia a dar de mamar, gasto sete fraldas por dia, isto sem contar com aquelas que estás a acabar de colocar e… surpresa! Dou 350ml de leite no biberão e a Maria Clara dorme 15 horas por dia, durante a noite já chega a fazer quase 5 horas seguidas!”, explica.
Afirma não ter muito tempo livre, tendo em conta a exigência que implica os primeiros meses de vida de um bebé. “Há biberões para lavar e esterilizar, roupa para lavar e estender, ou arrumar, preparar refeições, comer (às vezes são 15h e ainda não almocei), e nisto ela acorda!”, conta no seu texto.
Atenta à conquistas da filha, a atriz garante já notar diferenças nas suas feições e diz que Clarinha já ganhou 640 gramas de peso. Empenhada em manter uma boa relação com o companheiro, Marco, confessa que já foi possível almoçar fora três vezes e que Clarinha se portou “quase sempre bem. E também já fomos só os dois dar um pequeno passeio e respirar!”.
E conclui, dizendo que este tem sido “um mês, quatro semanas de Clarinha… o tempo voa mesmo!”.
