Tony Carreira, que não tem por hábito comentar polémicas, pautando-se pela descrição, decidiu no lançamento do seu livro colocar um ponto final nas acusações que tem recebido da parte do colega de profissão José Cid, recentemente agraciado com o Prémio Mérito e Excelência na gala dos Globos de Ouro.
De acordo com o intérprete de “Sonhos de Menino”, é importante saber distinguir o lado pessoal e o profissional, mantendo o respeito por considerar que Cid é talentoso, “mesmo que a criatividade dele não tenha estado no seu melhor ao longo destes últimos anos”. Contudo, não nega uma certa tendência por parte daquele músico de criticar tudo e todos que têm “mais sucesso do que ele”.
José Cid, por sua vez, diz apenas invejar a popularidade que, na sua opinião, não tem por base trabalho nem mérito, acusando-o de não ser cantor, mas “um produto de marketing” envolto em em situações de plágio. Vai mais longe ao dizer-se indiferente às respostas de Tony Carreira lembrando que outras opiniões menos positivas acerca do trabalho o incomodariam, como Jorge Palma, Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho ou Luís Represas.