Ljubomir Stanisic revelou que, há alguns anos, sofreu de uma “doença grave”. No programa “Fronteiras XXI” da RTP3, o chef participava num debate relativo ao tema “porque é que somos o que comemos?”, aproveitando para fazer a revelação.
Durante a conversa, Ljubomir contou que apanhou o vírus Anisakis, que se encontra no peixe cru. “Tive uma doença grave. Apanhei em África há muitos anos. E, atualmente, tenho Anisaquíase, que é uma doença a partir de peixe cru. Os parasitas estão instalados no meu corpo. E só consegui estabilizar a minha saúde e o meu organismo através da alimentação”, contou, revelando o que o ajuda a ultrapassar esta condição.
Depois de contrair esta doença, esteve um ano com um regime alimentar vegetariano, o que o levou a compreender as pessoas que escolhem seguir este tipo de dieta. “Antigamente, um vegetariano, eu expulsava do meu restaurante. Atualmente é o cliente mais bem-vindo. Eu próprio, durante um ano, não podia comer proteínas animal”, admitiu.
Saiba que a Anisaquíase é uma infecção provocada por larvas Anisakis e adquirida pela ingestão de peixe cru ou que esteja mal cozinhado. Estas larvas ficam hospedadas na musosa do estômago e do intestino deslgado, provocando um grande mal-estar no hospedeiro.