
Nuno Markl usou as redes sociais para homenagear Roberto Leal, artista que morreu dia 15 vitima de cancro. Como forma de enaltecer o trabalho do artista e as suas qualidades pessoais, o radialista e humorista recordou um momento que viveu com Roberto Leal no programa da RTP1 “5 para a Meia-noite”.
No vídeo, que pode ser visto em baixo, Roberto Leal surge a ensinar Nuno Markl a dançar, com os dois a terminarem de forma divertida e provocando gargalhadas ao público.
“Era muito fácil espetar carimbos e etiquetas ao Roberto Leal, mas mais fácil ainda retirá-los, quando o conhecíamos. Foi das super estrelas mais gentis, disponíveis e despretensiosas que conheci, um cavalheiro de bom coração, um artista que sabia o que era chegar ao povo e, ao mesmo tempo, escavar no cancioneiro popular em busca de verdade e de coisas que não eram só o Dá Cá Um Beijo. Mas, tal como se viu no Último a Sair, ou nas vezes que nos cruzámos em programas de rádio e TV, era também um artista com um sentido de auto-paródia contagiante, que não só alinhava nos desafios como ainda lhes acrescentava alguma coisa. Lembro-me do quão genuinamente bem me sentia quando nos encontrávamos: ele punha qualquer um à vontade e emanava uma paz e uma decência realmente tocantes. Não estive muitas vezes com ele, mas ainda assim vou sentir-lhe a falta. Boa viagem e – como não podia deixar de ser – “um beijo no coração!””, escreveu ainda Nuno Markl.
Recorde-se que Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes, conhecido por sucessos com Uma Casa Portuguesae Chora Carolina, morreu aos 67 anos em São Paulo, Brasil. O artista lutava há cerca de dois anos contra um cancro que o impedia de andar e que lhe afetou a visão. A notícia da morte do cantor português foi avançada por José Cesário, antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local, à TSF.