A apresentadora Catarina Furtado publicou diversas fotos no Instagram dos bons momentos que passou no Líbano (alguns deles em Beirute), revelando-se triste e lamentando a tragédia que se abateu sobre a capital do país na terça-feira, dia 4 de agosto, ao fim de uma enorme explosão no porto da cidade.
“Estas são fotografias do Líbano (algumas de Beirute) captadas por mim. São imagens que mostram o meu olhar nos bastidores das reportagens mas também as pessoas que confiam em mim para partilharem a sua dor“, escreveu a portuguesa de 47 anos, acrescentando que o Líbano é o país que acolhe mais refugiados per capita.
Catarina fez questão de chamar a atenção dos seguidores para as dificuldades que o país enfrenta: “O Líbano está a passar uma duríssima crise económica e social sem precedentes“.
Referindo-se à explosão que decorreu num armazém na região portuária da cidade, a apresentadora afirma que tal evento pode ter despertado memórias do passado: “E ontem o Líbano sofreu uma gigante explosão que acordou o passado terrível de uma guerra civil“.
No final da publicação, Catarina Furtado apelou à solidariedade dos portugueses, deixando contactos de ONG’s na Colômbia e no Líbano exibidas no programa “Príncipes do Nada”, da RTP: “No Líbano, libaneses e refugiados sofrem uma dor que para nós é incalculável! Pensemos nisto… Ps- deixo os contactos das ONG’s (na Colômbia e Líbano) que mostrámos no programa de ontem (e que pode ser revisto na RTP Play) , para quem queira apoiar“.