É apaixonada pelo seu trabalho, mas estes não são os únicos amores de Ana Varela, de 32 anos. Não descura o papel de mãe e admite que foi uma tarefa árdua conciliar os cuidados das filhas, Dalila e Alice, de 8 e 4 anos, que diz serem o seu “maior tesouro”, com o papel de protagonista na trama da TVI “Amar Demais”, enquanto atravessamos uma pandemia. Acredita que tomou uma boa decisão em ter aceite o desafio de fazer Ema, que diz ser o papel que mais a completou enquanto atriz.
Apesar de todos os percalços, a atriz faz um balanço positivo. “Agora, com algum distanciamento, uma vez que terminámos as gravações no início de dezembro, percebo que foi muito difícil, muito exigente. Como atriz, ali vi-me inteira – esta personagem foi emocionante e muito exigente, mas só posso dizer que correu muito bem!”, diz.
PARA ALÉM DA NOVELA…
…e, claro, das suas duas filhas que, como já referimos, são os seus amores, Ana Varela tem um hobby que adora: fotografar. E nada melhor para isso do que viajar, sobretudo com as amigas, que são também colegas de profissão, pois nessa altura não pára de retratar o que vai vendo. Dos avós, que eram agricultores, herdou o gosto pela terra (“Plantei e apanhei muitas batatas, assim como ervilhas”, diz, orgulhosa), e da mãe o bom hábito de não desperdiçar energia (“Ela mandava-me sempre apagar a luz, entre outras coisas essenciais”, recorda). O interesse pela preservação do meio ambiente veio, assim, naturalmente. E não raras vezes os colegas ouviram-na, nos intervalos das gravações, a falar desta sua paixão por uma vida sustentável. Dizia-lhes: “Não uso plásticos” ou “em casa não tenho caixotes de lixo, pois não uso descartáveis”.