Está a chegar o programa que promete “abrir as portas do inferno”. “Hell´s Kitchen” (que estreia na antena da SIC no domingo, dia 14) marca a estreia de Ljubomir Stanisic no canal da Paço de Arcos. O formato que tem sido um sucesso além-fronteiras chega agora ao nosso País e promete prender os espectadores ao ecrã, mas também emocionar.
“Não sou um apresentador de televisão. Nem sou ator. Sou chefe de cozinha. Sou sem m***as, sem rodeios. Mas sou um duro com coração mole. Emocionei-me várias vezes”, assegura o chef jugoslavo, de 42 anos, garantido que este novo formato é bastante diferente de “Pesadelo na Cozinha” que conduziu quando ainda estava na TVI: “São programas opostos e mundos paralelos. O ‘Pesadelo’ é muito mais desgastante emocionalmente. Em muitos momentos, tinha de preocupar-me com a saúde mental das pessoas, depressões. O ‘Hell’s Kitchen’ é virado para os profissionais e mais focado no que interessa, que é cozinhar. Temos muito mais condições de trabalho e concorrentes. E tenho orgulho nestes concorrentes todos. Deram o seu melhor”.
Não existem regras regras, tirando que, pelo menos, um concorrente será expulso por programa. “Quem se porta mal vai para a rua. Houve um dia em que expulsei toda a gente”, conta Ljubomir: “Há muito tempo que não me divertia tanto”.
O programa em números!
15 mil euros por mês é quanto Ljubomir está a ganhar na SIC
16 concorrentes
2 equipas (vermelha e azul)
2892 m2 de estúdio (veja tudo na galeria de fotos em cima)
939 m2 de 2 cozinhas mais restaurante
256 m2 é o tamanho da sala comum
O escritório do chef tem 44.25 m2
Entre tachos, panelas e frigideiras existem nas cozinhas 680
Há 830 facas
1500 pratos
2100 talheres
1000 copos
1976 utensílios diversos de cozinha
8 frigorifico
1 sala de convívio dos concorrentes
Praticamente 50% dos concorrentes deu grandes cortes nas mãos
1 sala negra por onde os expulsos saem na hora de deixar o programa
Houve mais de 200 audições a cozinheiros
Foram 2 meses de gravações
Existem 2 prémios de luxo para o vencedor, entre eles, um automóvel topo de gama
O formato estreou em 2005 nos EUA, apresentado por Rodon Ramsay
Em Portugal, vai haver uma 2ª temporada
“Temos todos os equipamentos necessários para se desempenhar o serviço com a melhor qualidade e profissionalismo. E temos um dos melhores estúdios de sempre. É gigante”
(Ljubomir Stanisic)
O chef queimou-se nas gravações
“O primeiro programa [dia 14] é avassalador, como se fosse um videoclipe de uma hora e tal. Não conseguimos desligar. Estamos muito contentes!
O Ljubo supera todas as melhores expectativas que tínhamos”
(Daniel Oliveira)