![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2021/08/210817_afeganistao.png)
Desde o último domingo, 15 de agosto, que o mundo assiste em choque a tomada do poder na capital do Afeganistão. Na última segunda-feira, 16, imagens de afegãos a invadirem aviões no aeroporto de Cabul, na tentativa de fugirem do regime Talibã, inundaram as redes sociais. E os famosos portugueses não ficaram indiferentes à crise vivida no médio oriente.
Nuno Markl partilhou nesta terça-feira, dia 17, uma lista de proibições que o novo governo deve implementar no país, todas medidas que restringem a liberdade das mulheres. A proibição de sair à rua sem a companhia de um homem ou as punições que incluem açoites ou apedrejamentos, estão na lista de regras que foram primeiramente partilhadas pela Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão.
“Achei útil traduzir para português a lista de proibições talibãs relativas às mulheres, uma recolha da Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão e da ABC Internacional. Talvez muitos de vós não tenham a noção do quanto isto representa de total e completa obliteração da identidade e, praticamente, da própria existência das mulheres. Basicamente, deixam-nas respirar – e talvez baixinho, porque elas não podem ser ouvidas de maneira alguma. Eu sabia que era terrível, mas acho que não tinha a ideia total do quão terrível é”, escreveu Nuno Markl na legenda. Não demorou para outros famosos reagirem à publicação.
Filomena Cautela escreveu: “obrigada Nuno”, enquanto Sílvia Rizzo comentou: “Reféns da sua própria existência”. Também Jéssica Athayde publicou um coração partido, tendo nas suas próprias redes sociais partilhado muitas informações acerca da tomada de poder pelos talibã. Já Teresa Tavares escreveu: “é um horror, um horror. Como é que é possível?”. Também Rui Unas, Raquel Strada, Catarina Raminhos, Madalena Abecassis e Fernando Alvim reagiram com palavras de indignação.