
Na semana que marca o regresso às aulas, os apresentadores de “The Voice Portugal”, na RTP1, lembram os tempos em que se sentavam nas cadeiras dos seus estabelecimentos de ensino. E há revelações verdadeiramente surpreendentes!
Vasco Palmeirim revela: “Nunca fui mau aluno nem suspenso. Era muito tímido”, e conta que estudou numa escola bilíngue. “Andei até à quarta classe num colégio inglês, na zona de Alvalade, em Lisboa, o Queen Elizabeth’s School. Tive uma primária bilingue. Tinha aulas em português e em inglês. No quinto ano fui estudar para a Preparatória Luís de Camões, no Areeiro”. O apresentador revela qual era a sua aula preferida: “Adorava Educação Física! Era uma pulga saltitona. E também gostava muito de Geografia”. A cadeira era uma das favoritas de Vasco Palmeirim por um motivo muito curioso: “Queria casar-me com a professora de Geografia!”
“Lembro-me muito bem das minhas professoras da escola primária. Tratávamo-las por miss. E recordo-me bem de uma professora de Geografia que nos levou uma vez a ver o pôr-do-sol. Nessa altura eu queria casar-me com ela… Ela não quis. Não percebo porquê! Lembro-me de uma professora de Matemática que eu adorava. Tinha um nome compridíssimo, com 12 nomes e apelidos”
Já Catarina Furtado conta que já foi suspensa! “Era bastante traquinas. Sempre fui muito malandra e reguila, de fazer partidas a todos. Não fazia por ser uma excelente aluna. Aliás, eu fui suspensa… Porque passava o tempo a dançar. Recriava o ‘Fame’ [“Fama”, filme e série de sucesso nos anos 80] a toda a hora, em cima do hall de entrada do Conservatório, em cima das mesas. Eu e as minhas amigas, durante uma noite, ficámos de castigo e tivemos de assumir isso perante os pais. Estávamos a viver…”
“Estudei na Rua da Rosa, no Bairro Alto [Lisboa]. Lembro-me muito bem da minha professora da primária, da primeira à quarta classe, a professora Lurdes. Inclusive já escrevi um texto sobre ela. Ela já partiu. Sempre me disse que eu tinha o coração nos olhos, que eu tinha ‘um brilho’ e deveria segui-lo sempre. Lembro-me bem das mãos dela, muito macias. Era uma professora que não se coibia de, no meio da matéria, dar também afeto, que eu acho que é fundamental”, conta a apresentadora, que ainda revela: “No secundário andei na Escola Passos Manuel. Adorava Filosofia. Sempre foi a minha disciplina preferida”. Para além da filosofia, outra grande paixão de Catarina Furtado desde a infância é a dança: “Aos 9 anos entrei no Conservatório de Dança”. “Uma vez fizemos uma partida enorme… Fechou a escola e nós ficámos lá fechados porque quisemos. Queríamos ter a experiência de dormir no Conservatório”.