Não foi amor à primeira vista, mas, por ela, mudou de vida e emigrou para a Suíça. Hoje, vivem um para o outro. Mesmo a dois mil quilómetros de distância, ele aproveita todo o tempo que tem para seguir o seu percurso e não esconde o orgulho por a ver na TVI, mesmo que de coração apertado
Há mais de uma década que Ana Barbosa e Ricardo Cardoso vivem juntos. Uma história de amor muito particular e que serviu como tábua de salvação sobretudo para a concorrente de “Big Brother”, que já afirmou por diversas vezes que o marido é “a melhor coisa que me aconteceu na vida”. Aliás, quando, na gala de domingo, 10 de outubro, viajou pela curva da sua vida esclareceu mesmo que o marido é o homem da sua vida, o seu equilíbrio. Mas, a verdade, é que esta história não começou da melhor forma. “Conhecemo-nos em Portugal, ainda jovens, depois fomos convivendo ao longo do tempo através de amigos em comum. No início não nos suportávamos”, começa por contar Ricardo em exclusivo à TvMais, garantindo que, com “o convívio, acabámos por nos apaixonar”. “A minha primeira impressão foi de que ela era uma mulher muito bonita e com uma personalidade muito forte”, continua. Quando se conheceram, por intermédio de uma prima da concorrente, esta ainda tinha namorado e viria depois a passar por uma fase muito negativa, quando se separou e emigrou de repente para a Suíça. “Só nos apaixonámos depois quando ela já estava lá”, assegura Ricardo Cardoso, acrescentando: “Quando ela foi para a Suíça, perdemos o contacto, até que um dia quando veio a Portugal, onde eu ainda estava, recomeçámos a dar-nos. O amor foi-se construindo com o tempo”. Até que não conseguiram mais resistir aos sentimentos que os uniam e ele largou tudo o que tinha no nosso país e rumou a território suíço. “Emigrei para estarmos juntos”, lembra. E esta história de amor acabou mesmo por moldar a personalidade da candidata do reality show da TVI.
A 28 de julho de 2013, subiram ao altar, depois de um pedido de casamento que a deixou verdadeiramente marcada, ela que considera mesmo esse um dos momentos mais felizes da sua vida. Na Suíça, construí-ram família e há um ano e meio nasceu o primeiro fruto deste amor, Pilar. Ter filhos nunca foi um desejo da candidata. “Penso que não era o objetivo dela, pelo menos não falava disso. Tentaram algum tempo e não conseguiram”, conta a mãe, Maria José, à TvMais, recordando os problemas no útero que a filha teve e que deixaram marcas. “Antes de descobrir o tumor no útero ela já tomava medicação para outras patologias e isso evitava a possibilidade de engravidar. Mas depois, sem mais nem menos, aconteceu. Foi muito bom”, acrescenta. Aliás, Ana Barbosa diz mesmo que Pilar lhe salvou a vida. “Não pretendia ter filhos. Fui a uma casa de banho daquelas de centro comercial, fiz um teste e ele disse: ‘Então não é que tu estás mesmo grávida?’ Quando fui ao ginecologista, ele disse-me que tinha duas coisas, a primeira era um tumor, um cancro no útero. E aí desabei outra vez. Até que depois descobri que era uma menina. A Pilar foi a minha salvação, nunca iria saber o que tinha no útero se não tivesse engravidado”, contou a rapariga, entre lágrimas.
Filha reconhece-a na TV
Ricardo Cardoso deu todo o apoio à mulher para se inscrever no programa da TVI e hoje tenta seguir todos os passos da amada, mesmo estando na Suíça, a mais de dois mil quilómetros de distância. “O mais difícil para mim nem é tratar da menina nem ler os comentários negativos. São mesmo as saudades do meu amor”, desabafa, mostrando-se orgulho da sua prestação. “Ela está a ser sincera, divertida e frontal, como é fora da casa. Se pudesse, só eliminava os momentos em que se vai abaixo com as saudades”, acrescenta.
A entrada de Ana no reality show da TVI obrigou a que o marido ficasse a tomar conta da menina. “Foi uma decisão importante e difícil, mas falámos muito do assunto e deixámos tudo muito bem organizado. Até agora está a correr tudo muito bem como planeado, até porque ficar com ela é algo que consigo gerir bem. Ocupa-me mais tempo, mas não é nada do outro mundo”, conta à nossa revista, admitindo mesmo que Pilar reconhece a mãe na televisão. “Às vezes, está a brincar e começa-se a rir e a falar, ou a tentar, porque ela ainda não fala. Acho que o problema da Covid-19 e com todas as videochamadas que faz com a família, ver pessoas por um ecrã é algo banal para ela”, explica.
Com um percurso de vida muito particular, marcado por violência, álcool e traições, Ana Barbosa é uma vencedora e ainda na última gala reiterou que foi a primeira a entrar no jogo e espera ser a última a sair. Célia Pereira, uma das suas melhores amigas, também está orgulhosa da sua prestação. “Ela neste momento é muito feliz, tem um marido espetacular e a filha foi uma bênção na vida dela. Aliás, o marido, ao contrariar o seu desejo de não engravidar, salvou-lhe a vida! Ela ultrapassou tudo e é a mulher que vemos hoje”, enaltece.