Na tarde desta terça-feira, dia 9 de novembro, Bruno e Tatiana, ex-participantes de “Casados à Primeira Vista”, estiveram no programa “Júlia”, onde falaram sobre a condição de Artur, o filho bebé do casal. O menino foi diagnosticado com uma doença rara, a hiperecplexia, e reage excessivamente ao som e ao toque, tendo crises que podem ser fatais.
Para evitar o pior, Bruno e Tatiana mantêm-se sempre alertas. Bruno revela que no início nem podiam dormir: “Fazíamos turnos, como ele pode ter morte súbita, estávamos com medo de ele ter alguma coisa. Porque quando ele tem um ataque ele fica sem respirar”, revela. Mesmo tendo saído da maternidade já medicado para a doença, Tatiana explica que ainda vivem uma fase de adaptação: “Como ele está a crescer e ganhar peso, a medicação também tem que aumentar.”
Agora, o bebé usa um aparelho que avisa quando a respiração é interrompida. Tatiana explica que a 10 segundos sem respirar o aparelho estimula o bebé e aos 15 segundos faz um alerta sonoro para avisar os pais. “Para um filho nós fazemos tudo”, diz Bruno.
“Desde que fui mãe não consigo dormir, não consigo ter aquele sono profundo. Estou sempre a acordar, a olhar para ele…”, desabafa Tatiana. Com pouco mais de dois meses, Tatiana revela que Artur já está muito melhor: “Agora estamos mais relaxados porque ele diminuiu drasticamente as crises”, conta. A enfermeira ainda explica que um hábito que adotou é dormir com o bebé na cama. “Inicialmente, quando tinha crises, fazia um barulho, eu acordava logo. Ele deixou de fazer barulho, e agora dorme comigo. Sempre que ele tem uma crise eu faço a manobra logo.” Também Bruno e Afonso, o filho de Bruno que tem 6 anos, sabem realizar a manobra que salva Artur no caso de uma crise.
O bebé está a ser acompanhado por especialistas e, segundo Tatiana, as crises tendem a reduzir à medida que Artur crescer. Sobre possíveis sequelas, a enfermeira explica que o filho poderá ter um atraso no crescimento, mas também pode não acontecer nada. Conscientes dos desafios de criar um filho com uma doença rara, o casal mostra-se feliz e sereno com a chegada do bebé. Tatiana resume: “Acho que este bebé foi destinado para nós.”