![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2021/12/211222_269518741_116697020855932_402458408327676348_n-864x1080.jpg)
Aos 42 anos, Bárbara Norton de Matos acaba de se tornar empresária. Lançou duas águas-de-colónia e uma coleção de cerâmica. “Estou a redescobrir-me. Havia coisas que me apetecia fazer e deixava para depois (ou porque estava a gravar ou tinha de cuidar das miúdas). E agora decidi arranjar tempo para fazer coisas que gosto, sem ser só representação. E há outras formas de arte, uma delas é mexer no barro”, contou à margem do jantar de Natal das Perfumarias Douglas. “Para mim, é terapêutico, mesmo!”, explicou a atriz que ainda vemos em “Amor, Amor”. A coleção de pratos de barro feitos à mão é o resultado de um curso de cinco meses, com Sara Matos Ferreira, que é também a sua sócia neste projeto. As águas-de-colónia surgiram um pouco antes e são o seu pontapé de saída como empresária. Há muito que a atriz pensava em ter um negócio e, depois de algumas conversas com amigas, acabou por descobrir ser o produto ideal para começar. “Lembraram-me que sou apaixonada por tudo o que são cheirinhos. Tenho os meus perfumes, mas adoro águas-de-colónia. Pôr nas miúdas, na casa e na cama. É ótimo! E depois pensei: é mesmo isto. Fiz o processo desde raiz, investi sozinha”, revelou. O resultado não podia ter agradado mais à atriz. “Estou muito contente com a confiança. Porque as pessoas encomendam sem experimentar.”
“Já fiquei um ano sem trabalhar”
Bárbara Norton de Matos admitiu que estas iniciativas surgem devido à falta de trabalho na sua área. “Já fiquei um ano sem trabalhar e um ano sem receber é muito complicado. O que vale é que sou muito poupada. Se não fosse, estava tramada”, assegurou. Por isso, tornou-se necessário diversificar as suas fontes de rendimento. “Decidi não ficar de braços cruzados. E realmente estou muito entusiasmada. É muito bom acabar um projeto de televisão e não ficar com aquela ideia: o que é que vou fazer a seguir? E com aquela ansiedade. E nós ficamos todos. Sentimo-nos bem quando estamos a gravar, mas depois, em casa, sentimo-nos péssimos”, disse. A representação, no entanto, não está posta de lado. “Peço há anos para fazer uma vilã e ninguém me dá. Eu tenho uma grande má cá dentro”, concluiu, bem-disposta.
De novo loira
Com o cabelo mais curto, e já sem as extensões da Emília de “Amor, Amor”, Bárbara Norton de Matos voltou a ser loira. “Estava muito cansada do ruivo. É uma cor muito gira, gostei muito de mudar. Mas foi muito difícil estar assim um ano e meio. É um tom bastante forte, muito cansativo e dava uma trabalheira. E eu não me identificava!”, confessa. Aliás, dar vida à sensual Emília da novela da SIC não foi fácil. “Olhava-me ao espelho e não me sentia minimamente gira!” Já de volta aos fios claros, não podia estar mais satisfeita. “Parece que estou muito mais nova, mais leve”, observa, sorridente.
O Natal com o ex-marido
Bárbara Norton de Matos não é fã da época natalícia. Mas cumpre as tradições sobretudo impulsionada pelas filhas, Luz, 15 anos, e Flor, 5. “Vivo o Natal por causa das miúdas. É sempre muito stressante. Não gosto muito da parte materialista da época. Aquela pressão de ter de comprar presentes!” Mesmo assim, entra no espírito e até cozinha bacalhau com natas. “As pessoas gostam e eu faço uma travessade bacalhau!”, contou. A véspera é passada com a família alargada e com as duas meninas, no dia seguinte, ambas vão para os respetivos pais. “Às vezes, no dia 25, vou passar com o pai da Flor. Se não tiver programa, passo mesmo com o Ricardo, com a namorada e com a família dele. Nós damo-nos lindamente. E é supersaudável. Há muita gente que não percebe. Mas é mesmo assim, não é uma coisa que se faça com esforço.”