Começou por fazer parte da equipa de Marisa Liz, mas foi “resgatado” por Diogo Piçarra. Edmundo Inácio, de 22 anos, é um dos semifinalistas da atual edição de “The Voice Portugal”, na RTP1. O cantor já havia concorrido ao concurso da estação pública em 2015, mas não conseguiu passar a fase das “Provas Cegas”. “Na altura não vi isso como um ‘não’, mas sim como uma forma de trabalhar mais. Fui investir na minha formação”, disse à TvMais o artista, de Portimão, que estudou quatro anos em Londres. Interpretar temas populares portugueses é um dos objetivos do jovem, tal como tem feito no seu percurso em “The Voice Portugal”: “Quero representar a música portuguesa. Só quero cantar poemas lindos em português”. Na gala de dia 9 de janeiro surpreendeu com o popular tema “Comunhão de Bens” (que a cantora Ágata lançou em 1997) e recebeu os maiores elogios. Na gala de 26 de dezembro já havia conquistado as atenções com a sua interpretação de “Povo Que Lavas no Rio” de Amália Rodrigues (reveja estas atuações em seguida).
“Pedem-me um álbum e concertos ao vivo”
(Edmundo Inácio)
Para a semifinal (dia 16 de janeiro) cada mentor tem apenas dois concorrentes na sua equipa. Um deles será eliminado. A equipa de Marisa Liz ficou agora com João Leote, escolhido pelo público, e com João Neves, escolha da mentora. A equipa de António Zambujo conta agora com Rodrigo Lourenço, escolha do público, e com Maria Inês Graça, salva pelo mentor. A equipa de Aurea segue agora com Mariana Rocha, salva pelo público, e com Francisca Oliveira, escolhida pela mentora. Já a equipa de Diogo Piçarra ficou com Daniel Fernandes, votado pelo público, e Edmundo Inácio, escolha do mentor.
Três prémios na grande final
Na última gala, que irá realizar-se a 23 de janeiro, estará apenas um cantor por equipa em competição. E só um destes chegará ao primeiro lugar do pódio. O grande vencedor desta temporada (que assinala os 10 anos do formato em Portugal) vai ganhar um contrato discográfico com a editora Universal, ainda um automóvel e um curso personalizado de jazz e música moderna oferecido pela Universidade Lusíada.
Leia a entrevista a Edmundo Inácio da atual edição da revista TvMais, já à venda nas bancas e disponível ainda em formato digital