Arrasadora! Assim foi a entrevista de Daniel Souza a Manuel Luís Goucha, que garantiu mais um exclusivo para o talk-show da TVI. O ex-marido de Luciana Abreu quebrou o silêncio para contar a sua versão dos factos e lançou várias farpas à estrela da SIC. Quando questionado pelo apresentador sobre se alguma vez tinha agredido a ex-mulher, o guia intérprete revelou: “Nunca! Pelo contrário, eu é que fui vítima! Levei uns empurrões. Sou inocente e sofri de terrorismo psicológico enquanto vivi naquela casa [que partilhava com a atriz em Cascais]”. E quanto a agressões verbais, negou que alguma fez o tenha feito. “Nunca! Houve discussões, mas não uso as palavras que foram descritas porque não fazem parte da minha linguagem.”
Sempre com uma postura séria e muito calmo, Daniel Souza não se esquivou a nenhuma das perguntas mais difíceis colocada por Goucha: “Alguma vez obrigou a sua ex-mulher a ter relações contra a vontade dela, abusou dela ou a violou?” Deu uma gargalhada sarcástica e disse: “Isso é ridículo. É uma mentira, que nem sequer foi aceite pelo juiz. Ela queixava-se que não tínhamos relações sexuais”.
O guia turístico não tem dúvidas que as acusações de violência doméstica fazem parte de uma estratégia da atriz e apresentadora de “Domingão”, da SIC. “Isto é tudo para ela continuar a ter a imagem que tem”, defende e aponta outra razão. “Foi uma estratégia criada por ela e pelo núcleo duro, que são o seus pais de coração, quando perceberam que eu não era tão abastado quanto pensavam que era. Sou uma pessoa comum.” Daniel contou que começou por emprestar “16 mil euros” à atriz e depois “mais de 100 mil, porque ela disse-me que a mãe lhe tinha roubado 80 mil euros para comprar uma casa”. Só que Daniel garantiu que nunca viu a cor ao dinheiro, apesar das promessas que iria recebê-lo. “Sempre que a questionava sobre o dinheiro e a prática de certos rituais lá em casa ela discutia comigo. Um dia, voltei de uma viagem de trabalho, a porta do quarto estava trancada e as minhas coisas tinham sido colocadas na cave. Foi um castigo.”
O convidado de Goucha recordou como conheceu Luciana Abreu, o namoro-relâmpago e o casamento de sonho que se tornou um pesadelo. As poucas vezes que sorriu foi quando falou das filhas, as gémeas Amoor e Valentine, de 4 anos. “Ser pai é a maior alegria da minha vida”, confidenciou, para logo a seguir voltar a ficar com a tristeza estampada no olhar. “Foi-me impedido o acesso às minhas filhas. A última vez que as vi foi em março de 2020. De 15 em 15 dias recebo fotos delas, depois de a mãe as publicar primeiro nas redes sociais.” A terminar a entrevista, Daniel Souza disse estar a aguardar pela sentença que será conhecida a 4 de maio. “Se for condenado, o dr. Rui Bacelar [advogado] terá um plano B porque não me revejo nas acusações.”
“O Daniel está condenado”
O ex-casal voltou ao Tribunal de Cascais, a 6 de abril, para a leitura da sentença do processo de violência doméstica que Luciana Abreu interpôs ao ex-marido. Contudo, a mesma foi adiada para 4 de maio porque o juiz requisitou um relatório social à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Sociais (DGRSP), que vai avaliar a integração na sociedade de Daniel Souza. À saída do tribunal, o advogado da atriz, António Leitão, assegurou que “o Daniel está condenado, mas falta determinar a pena”, esclarecendo: “Isto não é um ataque pessoal, não é uma vingança. É acabar com esta situação e tornar isto num exemplo”.