![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2022/06/220615_EVENTO-DEPURALINA_O__3884-23-1080x1080.jpg)
Aos 56 anos, Alexandra Lencastre mostra-se uma mulher feliz, realizada e, sobretudo, de bem com a vida. Especialmente agradecida pelos convites que lhe têm chegado, a atriz não esconde que a recente parceria que fez com uma conhecida marca de referência no mercado de perda de peso fez com que passasse a abordar o assunto de uma forma mais leve. “Na minha vida houve uma grande mudança. Este foi um trabalho que me deu muito gozo pela evolução que fui tendo e que senti desde a primeira semana, não só em termos de perda de peso mas até da gestão da ansiedade”, explica, lembrando que chegou a questionar-se sobre o porquê de ter sido escolhida para esta campanha. “Achei que já não tinha idade para isto, depois senti-me confiante e percebi que podia ajudar essas mulheres com mais de 50 a recuperar a confiança perdida”, relata, garantindo que “é ótimo poder falar de uma forma confortável acerca dos problemas que afetam as mulheres nesta faixa etária”. “Esta é uma realidade que perturba muitas pessoas. A nossa cabeça também muda, e há um turbilhão de hormonas – e isso reflete-se em tudo, até no brilho do olhar –, por isso, todas as ajudas são bem-vindas, nomeadamente a especializada e direcionada a cada pessoa”, frisa, recordando o seu caso em particular. “Com a idade, perdi um pouco da energia que tinha, o metabolismo começa a ser mais lento, a vontade que tinha de fazer exercício é menor e isto tudo torna-se numa ‘pescadinha de rabo na boca’… mas continuamos a comer e com estas fórmulas conseguimos sentirmo-nos mais ativos, com mais energia e sempre com recurso a produtos naturais”, confidencia, assegurando que não sente, “de todo, a tristeza das dietas”.
“O segredo é sabermos sentir-nos bem no nosso corpo”, diz, alertando para uma questão que ainda é pouco discutida na sociedade: “As mulheres a partir dos 50 têm uma tendência natural para esconder o que as aflige, como se isso fosse de facto normal: ‘OK vou assumir as rugas, as mudanças no corpo, aumento de peso’. Na verdade, acreditam que se aceitam como são, quando devem procurar dentro de si se de facto são felizes ou não, se há alguma coisa a mudar e a melhorar. Se não são, falem e procurem ajuda”.
“Façam como eu”
E como idade é também sinal de sabedoria e aprendizagem, a estrela da SIC permitiu-se deixar alguns conselhos às mulheres que, tal como ela, procuram o bem-estar físico e mental. “Façam como eu: questionem-se, procurem dentro de si o que mais as preocupa; dispam-se das verdades dos outros e vistam a sua verdade; oiçam a opinião dos outros mas escolham a sua, deem conselhos a si mesmas, reflitam, respirem, tenham tempo para si e, sobretudo, demorem-se a fazer as coisas! No prazer de espalhar um creme, de saborear uma bebida… Demorem-se nos pequenos prazeres, nas escolhas que fazem”, afirma, certa de que “isso vai produzir mais resultados do que se for tudo feito às pressas”. Com “um stresse e uma ansiedade característicos”, Alexandra confidencia ainda que o próximo passo nesta descoberta que visa o seu bem-estar é “chegar à calmaria”. “Preciso de viver a vida a respirar fundo. Mesmo como atriz é isso que me falta para poder abraçar outro tipo de personagens”, conclui a atriz, que já conta com 38 anos de carreira.
O gozo da comédia
Depois de uma curta participação em “Amor, Amor”, onde fez de Bela, Alexandra Lencastre voltou a integrar uma novela desde o início da trama. Assim, em “Por Ti” é a bem-disposta Isabel. Um desafio que a obrigou a uma pesquisa intensa “para abraçar este registo mais cómico”.“Está a dar-me muito gozo. A Isabel trouxe-me leveza”, conta, enaltecendo o núcleo em que está inserida e no qual se cruza com um amigo de longa data, Fernando Luís.“É absolutamente extraordinário.”