Depois de anos a lutar contra a balança, Tatiana Boa-Nova decidiu perder peso e mudar a sua figura.
“Olhava-me ao espelho e já não me sentia bem; afetava muito a minha autoestima”, confidencia a ex-concorrente de “Casa dos Segredos 3”, de 29 anos, sublinhando: “Já tinha tentado 1001 dietas, mas nunca me levava a sério e por isso nunca consegui ter resultados. Acreditava mesmo que nunca ia conseguir”.
Desafiada pelo PT Tiago Guimarães a tentar algo mais definitivo e consistente que a levasse a perder mais do que os três quilos que tinha conseguido sozinha, a empresária começou, em abril de 2022, “a aventura de mudar o corpo, a mente e a saúde física e mental”, com uma dieta adaptada a si.
“Pode comer tudo o que gosta mais com quantidades ajustadas à sua condição e ao objetivo que quer alcançar”, explica o personal trainer, revelando que o segredo do sucesso está, em grande parte, “no facto de as pessoas continuarem a sentir prazer naquilo que comem”. E assim foi! “Devidamente acompanhada e com uma dose extra de vontade”, quatro meses depois os resultados estão à vista: pesa agora 54 quilos (menos 13 do que há um ano) e tem muito menos massa gorda.
“Tive de me reeducar a comer. Antes repetia duas e três vezes e agora como apenas o que preciso. Além disso, ao invés de comer snacks e coisas menos saudáveis, opto por beber mais água e apostar mais em fruta”, conta, lembrando que se obrigou, também, a voltar a treinar. “Detestava o ginásio e tinha vergonha de lá ir, mas encontrei um espaço perto da minha loja, em Espinho, que me faz sentir bem e onde os profissionais me dão uma motivação extra, além do plano que o Tiago fez para mim.”
Apoio fundamental
“Estou a fazer isto por mim!”, garante a empresária, que tem contado com a ajuda do marido, Rúben. “Em momento algum ele me disse que eu estava gorda e sempre me apoiou. Tem sido incrível, acompanha-me no ginásio e adaptou a rotina dele à minha”, afirma, certa de que esta é uma mudança que quer para a vida.
Uma inspiração
Sem esconder que este é um processo que implica “compromisso, foco, disciplina e muita força de vontade”, Tatiana não se arrepende de ter mudado as suas prioridades e adotado novas rotinas “mais saudáveis”. “Qualquer pessoa consegue ter o seu corpo de sonho, o corpo que quiser, basta querer e empenhar-se nisso”, afirma ela, certa de que pode servir de exemplo para muitas mulheres.
O dia “do pecado”
Embora tenha adaptado uma rotina diferente, com refeições à sua medida, “com menos gordura e em menores quantidades”, Tatiana revela que há uma refeição por semana na qual se permite a uma extravagância. “Normalmente é ao sábado: ou jantamos e como alguma coisa diferente, ou um doce; ou numa saída posso beber alguma coisa que não água ou sumo de fruta”, clarifica, lembrando que não é por esse “pecado” que perde o rumo.