Morreu a cantora Gal Costa. A artista tinha 77 anos e a assessoria não revelou a causa da morte.
No fim de semana passado, a artista cancelou a participação no Festival de Música Primavera Sound mas não foi revelada a razão. Por outro lado, sabe-se, que há três semanas, Gal Costa realizou uma intervenção cirúrgica para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Na sequência dessa operação, a artista tinha recomendação médica para fazer uma pausa nos concertos.
Morreu Gal Costa: artista tinha concertos marcados para Portugal
Gal Costa tinha dois espetáculos agendados para este mês em Portugal, nas cidades de Lisboa e Porto, contudo a editora adiou os espetáculos para 2023.
Gal nasceu Maria da Graça Costa Penna Burgos em Salvador, capital da Bahia. Incentivada pela mãe, Gal Costa seguiu o caminho da música. O pai morreu quando ela era ainda adolescente. Por conseguinte, a artista começou a trabalhar desde muito jovem e um dos primeiros trabalhos que teve foi numa loja de música, onde a cantora conheceu a obra de João Gilberto. Gal Costa foi, mais tarde, apresentada a Caetano Veloso sem nunca perder a ligação ao cantor. Gal, Caetano, Maria Bethânia e Gilberto Gil formaram, na década de 70, a banda Doces Bárbaros.
Apesar de muitos sucessos ao longo da carreira, foi com “Um dia de domingo”, cantado em dueto com Tim Maia, que Gal Costa se tornou conhecida da grande maioria dos portugueses. Esta canção ocupou o primeiro lugar do Top dos singles no anos de 1985.