João Baião e Diana Chaves contam as tradições do seu Natal ao Holofote. A dupla improvável das manhãs da SIC (que dois anos e meio depois já conquistou o carinho dos portugueses e está para manter-se junta em “Casa Feliz”) adora esta época do ano e revela a todos como a celebra.
“Tal como tem sido nos últimos anos, vou estar [na sua casa na zona de Alenquer] com os meus irmãos, sobrinhos e sobrinhos-netos. É muito divertido! E acabo sempre por convidar alguns amigos, que estão longe da família, para irem lá a casa”, afirma o anfitrião, que, ao contrário da colega do programa da manhã da SIC, gosta da azáfama nos centros comerciais nesta época. Contudo, também Diana adora esta quadra, especialmente de vivê-la pelo entusiasmo da filha, Pilar, 10 anos: “Vamos passar a Consoada cá. E depois a passagem de ano em Braga. Ainda não comprei presentes. Adoro ver os miúdos a desembrulhar as prendas. Isso é que é o mais giro”.
“Acabo sempre por convidar alguns amigos, que estão longe da família, para irem lá a casa“
(João Baião)
Veja (em seguida) a galeria de fotos com as estrelas das manhãs da SIC:
Um adora bacalhau, o outro nem por isso!
Para além da típica árvore, todos os natais João Baião faz questão de montar em sua casa uma enorme vila com inúmeras peças em miniatura. “Ainda só fiz a árvore. Ainda não fiz a aldeia porque requer um bocadinho mais de tempo e empenho. Este ano tenho algumas coisas que comprei para adicionar à aldeia. E encontrei uma coisa extraordinária numa loja no Porto, quando estive lá a fazer o espetáculo ‘Monólogos da Vacina’, que é um teatro que muda de cenário, de atores e figurinos. É incrível! E vou juntá-lo na aldeia de Natal que é enorme e já tem muitas peças”, conta dessa forma João Baião.
O apresentador e ator acrescenta ainda: “Comecei a colecionar as peças já há uns anos, quando passei a ter mais presente este meu sonho de um dia passar o Natal com neve, que era algo que gostava muito. Então, comecei a ver estes bonecos e a idealizar aquela aldeia”.
“Lá em casa os homens é que cozinham: o meu pai, o César e os meus cunhados“
(Diana Chaves)
Na Consoada em casa de Diana Chaves, as mulheres tratam da decoração e da mesa, enquanto os homens circulam atarefados entre os tachos e travessas. “Lá em casa os homens é que cozinham: o meu pai, o César e os meus cunhados. Não gosto muito de bacalhau, mas como. Prefiro as couves”, confidencia a beldade. Por fim, o colega adora tudo! “Gosto muito do bacalhau cozido com couves. E, de doces, adoro a torta de chocolate da pastelaria Estrela da Buraca, onde o meu cunhado trabalha.”
Os doces que eles adoram no Natal!
João Baião
“Tenho muitas saudades das filhós da minha mãe. Mas que a minha irmã e a minha cunhada também fazem muito bem. Rabanadas são a minha perdição”
Diana Chaves
“Eu e as minhas irmãs fazemos as rabanadas. Já somos profissionais! Fazemos uma receita que já era da minha avó. É o meu doce preferido”