Afinal, a chegada de Maria do Loreto não vai salvar a vida de Maria. Pelo menos numa fase inicial. É que, se nos primeiros momentos, a dona de casa ainda acredita que Zé Luís vai voltar a desejá-la, o que se seguirá vai fazer com que mergulhe num profundo pesadelo. Com o passar dos dias, e desejosa de voltar a ter sexo, a irmã de Olga beija o marido em público. Mas o pior ainda está para vir quando, em “Quero é Viver”, Maria tenta forçar Zé Luís a ter sexo.
Ao regressarem a casa, ele repreende-a: “Ultrapassaste os limites do que tínhamos combinado!Nós somos só amigos, não faz sentido nenhum!”. “Eu sei. Mas estou farta de estar sozinha. Preciso de um bocadinho de atenção, faz mal?Por favor, Zé Luís, faz amor comigo”, responde ela, puxando-o para si. Chocado, ele dá-lhe um empurrão e alerta-a: “Se não tivesse jantado contigo, diria que estiveste a beber… Isso já não existe entre nós!”. Maria insiste: “Espera, podes imaginar que estás com outra pessoa, tudo bem”.

Zé Luís fica ainda mais chocado. “Estás a ouvir-te? Isto não é normal. Não gosto de te ver a passar por isto, eu…”. Ela interrompe-o: “Então?! Só esta noite, uma vez… Não é possível que não sintas nadinha por mim, não estarias aqui se não sentisses alguma coisa…”, critica. É então que a bomba explode e o advogado decide colocar um ponto final no casamento: “Por respeito a mim, por respeito a ti. Por respeito aos nossos filhos, que estão a dormir no quarto ao lado e merecem a verdade, eu não posso deixar que isto continue…Vou sair de casa. Não aguento mais esta mentira”, anuncia.
Zé Luís sai de casa
Arrasada, a filha de Ana suplica por uma oportunidade. “Tens de ser tu a fazer o teu caminho… e, antes de tudo, a verdade sobre o que somos, sobre o que tu és, sobre o que eu sou, sobre o nosso casamento…”, explica Zé Luís, cada vez mais enervado. “Não vou discutir contigo. Não vou fazer isso nunca mais. E também é por ti. Mas também é porque não há mais nada a discutir. Fomos casados tanto tempo quanto foi possível; a princípio parecia bom… nenhum dos dois está contente e já nem sabemos há quanto tempo é que isso aconteceu”, reitera.

Em seguida, Maria agarra-se a ele e pede-lhe que lhe toque e leva a mão dele ao seu peito. “Deixa-te ir”, sugere. Ele chama-a à terra: “Acabou! E não te preocupes. Para mim, o que acabou de acontecer nunca teve lugar”. Em seguida, começa a arrumar a sua roupa. Pede-lhe que saia, mas ao invés disso, ela atira-se à mala dele e atira uma peça de roupa ao chão. “Sou feliz contigo! O nosso casamento não vai acabar! Não quero ser separada, nem divorciada, nem essas coisas ridículas. Não sais daqui!”, ordena.
Maria ignora a filha
Quase a chorar, Zé Luís vê a mulher a despir-se e a tentar seduzi-lo. De repente, ouve-se Maria do Loreto a chorar e a dona de casa grita: “Cala-te!”. “Não vais ver o que se passa com a tua filha?”, pergunta ele, chamando-a à razão. Ela sai da frente da porta e dirige-se ao berço, fazendo com que o marido aproveite o momento para sair. Maria vai atrás dele e suplica-lhe que não se vá embora. “Telefona às tuas irmãs, pede ajuda… mas não faças isto a ti própria. Não vou ficar”, avisa o advogado. “O que é preciso fazer? Diz que eu faço. Só não posso perder-te!”, insiste ela.

De repente, aparecem Francisco e Constança, atraídos pelo choro da irmã. Percebem que o pai se vai embora. “Vamos ver-nos muitas vezes. Mas não volto a viver aqui. Depois falamos sobre isso… Constança, desculpa, mas hoje vais ter de tomar conta da mãe e dos teus irmãos”, solta e sai. Maria desaba a chorar abraçada aos filhos.
Veja as imagens do momento em que Maria tenta forçar Zé Luís a ter sexo na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Quero é Viver” aqui