Com esta sugestão, o chef revela como é possível dar uma nova vida, cheia de sabor, aos excedentes alimentares desta quadra. Ljubomir Stanisic tem uma receita que aproveita restos da ceia de Natal! Veja como confecionar Bolinhas de Bacalhau. Após uma Consoada recheada, as sobras pode aproveitar para confecionar uma deliciosa entrada!
Ingredientes para as bolinhas de bacalhau:
1 cebola
10 g de alho
200/300 g de sobras de bacalhau
50 g de manteiga
50 g de farinha
Tomilho qb
250 ml de leite caldo resultante da cozedura do bacalhau qb
5 g de salsa
5 g de coentros
sal e pimenta preta qb
pão ralado qb
aioli qb
Preparação:
Antes de mais nada, desfie o bacalhau e reserve. Num tacho, fazer um refogado de cebola e alho e reservar. Em seguida, preparar um molho béchamel grosso, utilizando a manteiga e a farinha e juntando o leite e caldo de bacalhau, pouco a pouco. Misture o refogado, o bacalhau desfiado e o béchamel e tempere com sal e pimenta. Deixe arrefecer e, quando a mistura estiver fria, adicione a salsa, os restantes coentros e as folhas do raminho de tomilho. Molde esta mistura em forma de bolinhas, em seguida, passe por farinha, gema e pão ralado e frite a 170 °C até ficarem bem douradas, contudo, pode igualmente congelar para fritar mais tarde.
Para o aioli:
150 g de base de maionese
½ dente de alho sem germe
15 ml de sumo limão
raspa de ½ limão
sal e pimenta qb
Num almofariz, pise o dente de alho até formar uma pasta. Junte o sumo, assim como, a raspa de limão e envolva na base de maionese. Por fim, retifique os temperos.
Para a base de maionese:
1 ovo
250 ml de óleo de amendoim, abacate ou grainha de uva
1 colher de chá de mostarda Dijon
10 ml de sumo de limão sal qb
Numa taça de inox, coloque o ovo, bem como com todos os ingredientes à exceção do óleo. Em seguida, vá juntando o óleo lentamente, mexendo com uma vara para ir emulsionando. Retificar os temperos e por fim, servir!
Aprenda, por fim, a preparar esta iguaria. Ljubomir Stanisic tem uma receita que aproveita restos da ceia de Natal!