No passado dia 7 de junho, deu entrada no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa uma ação avançada pela TVI. A estação pede uma indemnização no valor de 1.216.785,94 euros a Ljubomir Stanisic – bem como a empresa deste e da mulher, Questão de Palavras, Lda – pelo eventual incumprimento do contrato por parte do chef.
Segundo o Meios&Publicidade a TVI conta com testemunhas como Nuno Santos, Helena Forjaz, Raul Ferreira, Carlos Barata, Paulo Lourenço e Margarida Vitória Pereira. Já em agosto de 2020, após ser conhecida a contratação de Stanisic pela SIC, a estação havia anunciado que pretendia avançar para tribunal, tendo em conta que o contrato deste estaria válido até ao fim do ano:
“Ljubomir tinha um contrato de trabalho em vigor até ao final do ano, ao qual acrescia um valor dedicado pela produção dos seus programas. Tendo o chef rescindido de forma unilateral, reserva-se agora a TVI o direito de activar mecanismos legais que a salvaguardem”. Segundo a estação, “no início de 2020, Stanisic estabelecera já um novo contrato, em condições muito favoráveis e invulgares no mercado, para a produção de uma nova temporada de Pesadelo na Cozinha. Por razões de saúde, um problema sério num joelho, e devido à pandemia, não foi possível concretizar a produção, o que deveria suceder agora, com data marcada para 15 de Setembro, dentro do espírito de boa fé e do contratualmente definido entre as partes”.
Por fim, a TVI terá garantido ter sido apanhada de surpresa pelo “procedimento inusitado”, tendo em conta que “decorriam negociações entre as partes para a renovação do acordo global por mais dois anos. A TVI fez uma oferta e uma contra-oferta, dentro de valores considerados ajustados”.