
“É o mais perto do Óscar que vou estar”. Rita Pereira recebe prémio e deixa duras críticas. A estrela da TVI não faltou à 9ª edição da anual entrega de troféus (que realizou-se no passado dia 13 de fevereiro) e subiu ao palco do Teatro Politeama, em Lisboa, para receber o seu galardão como Personalidade de Séries e Novelas. Veja (em baixo) o vídeo com o seu discurso.
Momentos antes, falou aos jornalistas presentes e revelou porque é que este prémio tem um “sabor” especial, sendo o único que recebeu até hoje enquanto atriz . “É a valorização do meu trabalho. É um prémio que não tem a ver com o que eu vesti, com o que eu fiz, com o que eu disse… Tem a ver com o meu trabalho! E isso é o melhor, principalmente nesta altura da minha vida. Porque tenho 40 anos, porque estou mais madura e porque tive um grande desafio com a Maria [na novela da TVI “Quero é Viver”] e isso foi reconhecido“, disse a artista.
“É muito importante para mim que valorizem”
Ao contrário do enorme carinho que sempre sentiu por parte do público, Rita Pereira acredita que o seu talento, carreira e trabalho não são suficientemente reconhecidos pelos seus pares na área da representação, assim como por muitos órgãos de comunicação social: “Faltava esta validação pela minha carreira e pelo meu trabalho enquanto atriz. Custa escrever sobre a Rita enquanto atriz, mas este trabalho fez com que fosse uma obrigação. Tiveram de escrever mesmo!”
E acrescenta! “É muito importante para mim que valorizem o meu trabalho enquanto atriz. Não estou a falar do público, estou a falar do meio e da imprensa. Da imprensa nunca vai acontecer… Mas do meio, que exista uma valorização. Atenção, estou aqui há 19 anos. Podem, por favor, olhar um bocadinho para o meu trabalho?!”
Assista (em baixo) ao vídeo com o discurso de Rita Pereira após receber o Prémio 5 Estrelas como Personalidade em Séries e Novelas. Onde afirmou: “É o mais perto do Óscar que vou estar“:
“Faltava esta validação pela minha carreira e pelo meu trabalho enquanto atriz. Não estou a falar do público, estou a falar do meio e da imprensa. Atenção, estou aqui há 19 anos. Podem, por favor, olhar um bocadinho para o meu trabalho?!”
(Rita Pereira)
“Faria tudo igual”
Sobre as razões que levam a que a sua vida profissional não tenha tanto destaque quanto a pessoal, Rita Pereira acredita que o seu interesse mediático sempre se evidenciou mais aos olhos da imprensa. “As pessoas interessaram-se muito pela minha vida, a imprensa percebeu que a minha vida vendia muito e acabou por ir por ali. Desviou o foco. Mas faria tudo igual… Estou superfeliz que agora tenha chegado o momento de me valorizarem. Porque se não fosse a imprensa eu também não teria muito daquilo que tenho. Não teria chegado tão alto quanto cheguei. Portanto, é um pau de dois bicos”, disse.
Para o futuro espera continuar a ter bons desafios profissionais e que a TVI mantenha a aposta em si. A possibilidade de ir para fora do País em buscar de uma carreira internacional continuam a ser um grande desejo.
“Estou superfeliz que agora tenha chegado o momento de me valorizarem. Porque se não fosse a imprensa eu também não teria muito daquilo que tenho. Não teria chegado tão alto quanto cheguei. Portanto, é um pau de dois bicos“
(Rita Pereira)
De novo em “Morangos com Açúcar”
Dezanove anos depois, a atriz vai assim voltar a interpretar Soraia Rochina, a personagem que a lançou para a ribalta em “Morangos com Açúcar”. A série juvenil vai regressar aos ecrãs! “Não sei se é mais difícil criar uma personagem do zero ou recriá-la 20 anos depois. Vou ainda com mais vontade, mais coragem e um maior sentido de responsabilidade”, revela, dessa forma, Rita Pereira: “Estou muito mais madura, tenho outros ideais e outra forma de ver os meus objetivos”.

“É o mais perto do Óscar que vou estar”. Rita Pereira recebe prémio e deixa duras críticas. Veja (em seguida) a galeria de imagens com as personalidades distinguidas na 9ª edição dos Prémios 5 Estrelas: