A despedida de solteira da filha dos reis da Jordânia surpreendeu tudo e todos. O casamento é já amanhã e ao anúncio da boda só foi feito há uma semana. Já se sabia que iria acontecer, mas não se sabia quando. Muito menos, alguém imaginou que a Casa Real da Jordânia anunciasse o evento com uma semana de antecedência. Iman casa com o corretor Jameel Alexander Thermiotis e ambos subirão ao altar amanhã, no dia 12 de março.
Rania, a mãe da noiva e rainha da Jordânia, revelou imagens da festa de despedida de solteira rodeada pelos amigos e família. A celebração tem o nome de “Festa da Hena”.
O noivado da filha Iman dos reis da Jordânia
Rânia publicou uma imagem do vestido usado pela Princesa Iman. Assinado por Reema Dahbour e cheio de bordados. É um vestido comprido com mangas compridas em évasé. Tem um decote à barco, com bordado no corpete e nas mangas. Mas o mais curioso é o detalhe do cinto, a que Rania deu os toques finais pouco antes da festa. Um cinto que pertence à própria rainha jordana, que usou em 1993 com o vestido de noiva, quando casou com o rei Abdullah II. Trata-se de um acessório emprestado à filha para esta “Festa de Hena”, que é a típica festa de despedida de solteira na Jordânia.
Rania escolheu um vestido em dois materiais para a ocasião. Por um lado, uma capa vermelha com um decote em V e mangas de três quartos, com detalhes bordados no decote e nas mangas, bem como apliques de contas na bainha. Por baixo desta capa, outro tecido cor-de-rosa acetinado. A noiva do irmão de Iman, Hussein, Rajwa Al Saif, optou por uma túnica comprida com mangas compridas muito largas, em vários tons,com uma estampa floral. Um desenho mais solto do que o da futura sogra da sua futura cunhada, e que ficou espetacular com o vestido branco. A princesa Salma, a outra filha do rei e rainha da Jordânia, não foi vista nas fotografias.
Rania legendou estas fotografias: “Tanto amor numa só sala! Com amigos e família na festa de henna de Iman “.
O que é a Festa da Henna?
É um costume árabe que também acontece noutros países com a mesma religião. Após a troca de alianças na proposta de casamento, e com a bênção de ambas as famílias para se casarem, alguns dias antes do casamento, esta festa realiza-se para dizer adeus e abençoar a noiva antes de deixar a casa dos pais e ir viver com o marido. Uma festa em que as mulheres da família e amigos desejam à noiva felicidade e amor na sua nova vida com o seu futuro marido.
A noiva veste a sua melhor roupa e a mãe do noivo – normalmente – coloca henna nas mãos da sua futura nora. Contudo, normalmente, antes de abrir a palma da mão, a noiva pede um presente para trazer a sua sorte, que poderia ser uma moeda, por exemplo. Estas moedas colocadas sobre as mãos representariam o símbolo da prosperidade no casamento. As mãos são então cobertas com ligaduras até a hena secar, enquanto os convidados dançam e cantam. De acordo com alguns costumes, isto é feito até a noiva e a mãe verterem lágrimas de emoção emocionadas. Estas são tradições mantidas ao longo dos anos e que criam fortes laços entre as famílias árabes.
Assine aqui a nossa Newsletter gratuita e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!