Já começou a contagem decrescente para a coroação de Charles III e Camila no dia 6 de maio, em Londres. A cerimónia teve preparação ao detalhe e pauta-se por vários momentos marcantes. Sendo assim, veja a seguir os quatro momentos chave da coroação real.
Procissão e cerimónia
Seguindo a tradição, Carlos e Camila (que se tornará rainha e deixará de ser rainha consorte) realizarão a Procissão do Rei. Sendo assim, seguem desde o Palácio de Buckingham até à Abadia de Westminster. Em seguida, a cerimónia religiosa de coroação terá início às 11.00 horas. Dessa forma, preside a cerimónia o arcebispo de Canterbury, da Igreja Anglicana, onde a coroa, cetro e orbe serão entregues ao rei.
Pela primeira vez na história, o arcebispo pedirá a todos os britânicos que jurem lealdade em voz alta ao monarca e seus herdeiros. Logo após a liturgia, o rei e a rainha irão regressar a Buckingham na procissão da coroação na carruagem dourada. A carruagem transportou a rainha Isabel II no 60 aniversário de seu reinado.
Saudação militar
Já no palácio, Carlos e Camila irão receber a saudação real das Forças Armadas do Reino Unido, por terra, mar e céu. Sendo assim, no total seis mil militares participarão no desfile a saudar com três “vivas” os reis. Dessa forma, será a maior exibição militar dos últimos 70 anos. Portanto, espera-se que 60 aviões sobrevoem o espaço em frente ao palácio e que os navios da marinha disparem 21 salvas de tiros em homenagem aos soberanos.
Assine a nossa NEWSLETTER gratuita
Seja o primeiro a saber o que está a DAR QUE FALAR!
Os quatro momentos chave da coroação real
Varanda de Buckingham
Após o desfile militar, Carlos III e Camila, juntamente com membros da Família Real, saudarão da varanda as milhares de pessoas reunidas no exterior do palácio, pondo fim aos acontecimentos daquele dia. Entre os milhares de convidados que assistirão à coroação, estão confirmadas as presenças de casas reais europeias. Além disso, também vários governantes, caso do presidente francês, Emmanuel Macron e presidente dos EUA, John Biden. Entretanto, a ausência mais notada na varanda será a duquesa de Sussex, Meghan Markle, que não irá acompanhar o príncipe Harry, permanecendo na Califórnia com os filhos do casal, Archie, que no dia da coroação do avô completa 4 anos, e Lilibet Diana, que a 4 de junho completa o segundo aniversário.
Concerto e almoço
No domingo, 7 de maio, terá lugar o Concerto da Coroação no Castelo de Windsor. Entre as várias estrelas da música destacam-se Andrea Bocelli, Katy Perry, Lionel Richie, Take That e o pianista Lang Lang, entre outros. Ainda nesse dia acontecerá o chamado “Big Lunch” (grande almoço), em que vizinhos e comunidades partilham comida e divertem-se. A culminar as celebrações da coroação real, na segunda-feira, 8 de maio, que foi declarado feriado, os cidadãos serão convidados a participar numa iniciativa de voluntariado na sua área de residência.