Foi a 19 de setembro que os britânicos despediram-se da rainha Isabel II. Sendo assim, foram dias de homenagens e luto nacional. Porém, só agora que o departamento do tesouro britânico divulgou o valor da cerimónia e dos eventos conexos. Dessa forma, a população fica a saber quanto custou o funeral da rainha Isabel II para os cofres públicos.
De acordo com a BBC, o valor é de cerca de 162 milhões de libras. Ou seja, aproximadamente 186 milhões de euros ao câmbio atual. Contudo, a maior parte do dinheiro saiu dos cofres do Ministério do Interior, o equivalente a 85 milhões de euros. Por outro lado, os outros 66 milhões ficou a cargo do Ministério da Cultura, dos Media e do Desporto.
Neste valor inclui-se o funeral que decorreu na Abadia de Westminster no dia 19 de setembro, os eventos conexos e o jazigo da monarca. Dessa forma, os súditos ficam a saber quanto custou o funeral da rainha Isabel II.
Recorde-se que Isabel II morreu a 8 de setembro, aos 96 anos. Isabel II tornou-se a monarca que mais tempo permaneceu no trono britânico, tendo completado este ano 70 anos de reinado. Isabel II também foi a monarca mais velha da História, ao ultrapassar o rei Abdullah Bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita, que morreu em 2015 aos 90 anos. Durante o reinado, conheceu 15 primeiros-ministros britânicos e foi a monarca que mais viajou o mundo, tendo percorrido mais de 1 milhão de quilómetros.