Marcelo Rebelo de Sousa entregou uma condecoração a Carlos III. A saber que a distinção aconteceu esta quinta-feira, dia 15, em Londres, durante a visita oficial do Presidente da República.
Logo após, o site oficial da presidência comunicou a condecoração. Desse modo, na nota em questão é afirmado que o rei inglês recebeu o Grande-Colar da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. Ora, Isabel II, sua mãe, já havia recebido a mesma distinção.
A receção a Marcelo Rebelo de Sousa aconteceu no Palácio de Buckingham. Um evento que assinalou o 650.º aniversário da Aliança Luso-Britânica e que começou com o entoar dos dois hinos. Em seguida, os dois líderes passaram em revista a guarda, comporta por militares ingleses e portugueses.
Logo depois da cerimónia, o duque de Wellington ofereceu uma receção a Marcelo em Apsley House, residência que é património histórico. Contudo, Carlos não marca presente neste momento, sendo representado pelo primo da mãe, o duque de Gloucester, e pelha mulher deste.
Marcelo entrega a Carlos III a condecoração como forma de assinalar o Tratado de Tagilde, assinado em 10 de julho de 1372, reforçado pelo Tratado de Paz, Amizade e Aliança em 16 de junho de 1373.
Em seguida, veja o presente que Carlos III deu à neta Lilibet, filha de Harry e Meghan.