Joe Biden encontrou-se pela primeira vez com Carlos III e quebrou o protocolo.
Ora, o primeiro encontro entre o presidente dos EUA e o rei inglês teve lugar esta segunda-feira, dia 10, no Castelo de Windsor, em Londres. A receção aconteceu no exterior do castelo, com uma banda a tocar o hino norte-americano e o inglês.
Em primeiro lugar, Biden e Carlos apertaram as mãos. Contudo, seguiu-se uma quebra de protocolo. Especialistas no tema destacam um gesto do presidente norte-americano que não seria esperado. É que Joe Biden quebra o protocolo ao colocar as mãos nas costas do rei Carlos III.
O gesto aconteceu durante uma conversa entre os dois líderes. A saber que ditam as regras que tem de ser o elemento da realeza a fazer o primeiro contacto físico. Contudo, Carlos III não parece ter ficado incomodado com o gesto do presidente norte-americano.
Aliás, fonte do Palácio de Buckingham afirma mesmo que o rei ficou “totalmente confortável” com o gesto de Biden. Dessa forma, a quebra de protocolo não afetou as relações entre os dois líderes nem criou qualquer constrangimento.
Recorde-se que este é a o primeiro encontro oficial entre Carlos III e Joe Biden. Antes disso, o presidente norte-americano esteve na coroação do monarca a 6 de maio, na Catedral de Westminster, em Londres. Apesar disso, a cerimónia do momento não permitiu um diálogo entre ambos.
Em seguida, saiba tudo sobre a segunda coroação de Carlos III, que aconteceu em Edimburgo, na Escócia.