Depois de ser detido pela GNR na manhã desta terça-feira, 7 de maio, José Castelo Branco já está no Tribunal de Sintra. O marchand de arte será presente a um juíz para a aplicação de medidas de coação, no âmbito da investigação por violência doméstica contra a mulher, Betty Grafstein. O socialite corre o risco de ter a prisão preventiva decretada.
De acordo com o jornal “Correio da Manhã”, o caso será analisado em Tribunal pelo juíz Pedro Brito que, segundo a publicação, irá garantir o afastamento efetivo de José Castelo Branco e da mulher.
Recorde-se que o caso tornou-se público na última quinta-feira, 2 de maio. De acordo com o jornal “Expresso”, o Ministério Público vai investigar José Castelo Branco depois de a mulher o ter acusado de violência doméstica. Há duas semanas que Betty Grafstein está internada no Hospital CUF de Cascais devido a uma queda. A norte-americana terá relatado a diversos profissionais de saúde que o marido a empurrou. Para além disso, o “comportamento abusivo – físico e psicológico – é recorrente”.
Uma vez que o crime de violência doméstica é público, a queixa partiu do próprio hospital. No documento, existe a informação de que os médicos sujeitaram a doente a uma observação e mostrou-se “consciente, orientada e calma” com “memória mantida e cognitivamente bem”.