Aos 53 anos, Bento Rodrigues é um dos pivôs mais respeitados. Rosto do “Primeiro Jornal” e líder de audiências há vários anos, o jornalista acaba de receber uma homenagem. E tudo aconteceu fora de portas. Bento Rodrigues ficou mesmo emocionado com condecoração em Timor-Leste.
Esta quarta-feira, 28 de Agosto, Ramos Horta condecorou oito jornalistas portuguesas. Esta homenagem surge no âmbito das comemorações dos 25 anos do referendo pela independência. O presidente da república timorense quis destacar os contributos para que a voz do povo de Timor-Leste chegasse ao mundo. Bento Rodrigues é um deles.
A reação à homenagem
Na rede social Instagram, o pivô mostrou-se “honrado e comovido” com esta distinção. “Confesso que o único reconhecimento que procuro desde sempre é a confiança daqueles a quem tenho a responsabilidade se transmitir as notícias.Mas Timor Leste é um caso à parte. Por isso, este reconhecimento é especial, orgulha-me verdadeiramente”, escreve primeiramente. Em seguida, admite: “O jornalismo cumpriu aqui o seu papel mais nobre. Levar ao mundo o grito de liberdade de um povo que muito poucos queriam ouvir. Ser quem documenta e denuncia a opressão. A voz que pergunta e confronta, que mostra a coragem de quem resiste e a barbárie do ocupante no momento em que foge”.
Bento Rodrigues recorda que chegou aquele território pela primeira vez em Agosto de 1999. “Em Díli, os destroços da cidade ainda fumegam, um país queimado pelas milícias indonésias durante a fuga com uma precisão, planeamento e crueldade chocantes. Cheirava a queimado e a morte. Milhares de timorenses chacinados, milhares deportados para a parte indonésia de Timor. A cada esquina, a cada rua, a cada localidade, da ponta leste à fronteira de Balibó, apenas cinzas, vazio, relatos de tortura e morte”. Voltou depois em 2001 “para as primeira eleições livres e em 2007 para as eleições presidenciais”. Agora regressa “para um reconhecimento que não é só meu, é do jornalismo e, sobretudo, dos timorenses”, considera, por fim.
Veja o vídeo da homenagem, em seguida:
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!