No mês em que festeja mais um aniversário (a 26 de setembro), a “diva das novelas” celebra ainda um marco especial: quatro décadas de atriz. A estrela fala em exclusivo à TvMais sobre este percurso, os segredos e que ponderou trocar a representação pela área que estudou. Na conversa, Alexandra Lencastre assume: “Pensei em desistir muitas vezes”.
Estudou filosofia, mas foi o teatro que lhe conquistou o coração. Estreou-se como atriz profissional e pouco tempo depois venceu o Prémio de Actriz Revelação (em 1986) da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Estava aí dado o primeiro passo firme para o arranque de uma carreira marcada por inúmeros sucessos na televisão, nos palcos e no cinema. Hoje, Alexandra Lencastre é uma das caras mais conhecidas e acarinhadas do País, seja pelo seu trabalho na ficção nacional, onde conquistou o título de “diva das novelas”, seja nos programas de televisão em que assume o divertido papel de jurada. Precisamente no mês em que celebra 40 anos de percurso artístico (e, no dia 26 de setembro, 59 de vida), a estrela conta à TvMais como olha para esta fase da vida e da profissão… da qual quase desistiu!
Está a celebrar 40 anos de carreira.Qual o balanço que faz?
Que vale a pena continuar a andar por aqui, até mesmo pelos colegas e pessoas maravilhosas com quem me vou cruzando neste caminho. Isto passa tão depressa… Tantas pessoas que dizem: ‘A vida é curta demais”. A Lia Gama diz muitas vezes que “isto passa num sopro”. Devo todos estes anos a imensos nomes que, se não tivessem sido eles, eu não teria aparecido e nunca teria sido atriz. Principalmente produtores, realizadores e encenadores que me tiraram da “casca do caracol”, porque senão era lá que eu tinha ficado.
Qual o principal segredo para conseguir traçar um percurso profissional de atriz tão consistente ao longo destes anos?
Ter a noção de que estamos sempre a aprender. E sabermos que só faz falta quem está. Percebendo com isso que, se nós não estivermos, não fazemos falta. E isso remete-nos exatamente para valores como a humildade, o rigor, a disciplina e o trabalho. Valores esses que, às vezes, as pessoas esquecem-se e não podemos fazê-lo nunca. Porque neste meio somos substituídos com grande facilidade.
Alexandra Lencastre assume: “Pensei em desistir muitas vezes”
Para alguém que tem o carinho do público e uma carreira marcada por tantos sucessos, já pensou desistir?
Já pensei em desistir muitas vezes. Principalmente quando não senti esse sucesso e sentir-me muitas vezes frustrada por ter interpretado mal determinado papel, por sentir que tinha feito mal o meu trabalho.
Chegou a ponderar mudar de profissão?
Ponderei muitas vezes terminar uma carreira e começar outra. Eu estudei filosofia, podia ser professora. Leia mais na TvMais desta semana, que já está nas bancas.