![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2024/10/241017_Rui-Santos-da-detalhes-sobre-cancro-na-lingua_-_Tive-muito-medo-de-perder-a-diccao_-1600x1067.jpg)
Foi em maio que revelou, através das redes sociais, o diagnóstico. Entretanto, só agora que Rui Santos fala pela primeira vez sobre o cancro na língua, que o obrigou a passar por uma operação há pouco mais de um ano. Num podcast da SIC Notícias, o ator dá detalhes sobre como descobriu a doença.
De recordar que Rui Santos foi diagnosticado com um cancro na língua em março de 2023, mas decidiu revelar ao público só em maio deste ano por causa da saúde da mãe. “Naquele momento não ia ajudar em nada, pelo contrário só iria causar mais pressão, stress, preocupação”, assume, revelando que a mãe tem problemas cardíacos. “Quando anunciei que realmente o ano passado tinha tido o problema, já lidei com a situação de uma maneira diferente. Ainda bem que não foi na altura que soube. Recebi mensagens de todo tipo, boas, menos boas, de esperança, ou… Não quero falar disso”, confessa.
![Rui Santos dá detalhes sobre cancro na língua: "Tive muito medo de perder a dicção"](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2024/05/240506_Rui-Santos-revela-cancro-1-864x1080.jpg)
O ator revelou que já teve uma afta há 12 anos que foi retirada e a biópsia teve resultado inconclusivo. Contudo, acabou por ter muitas outras feridas ao longo do tempo que apareciam e desapareciam. Entretanto, na altura do diagnóstico, Rui Santos conta que tinha uma ferida na língua que durou algumas semanas e não desaparecia. Acabou por procurar ajuda depois de uma consulta ao dentista. Afinal, era um tumor que foi retirado numa cirurgia.
“Foi-me diagnosticado um carcinoma em ambos os sítios, na frente e atrás (da língua)”, revelou, contando todo o procedimento cirúrgico. “Teria que retirar pele do braço para fazer um enxerto”, conta. “Fiquei em pânico, era muita coisa a acontecer. Disse-me que ia tirar um terço da língua”, revela. “Fiquei com muito medo de perder a dicção”, assumiu.
Fumador desde os 15 anos, o hábito terá sido o impulsionador da doença. “A maioria das vezes, no cancro da língua estamos a falar de pessoas que fumam”, disse o médico Ricardo Nogueira, cirurgião do IPO que acompanhou o ator durante o tratamento. “O carcinoma da língua é muito menos conhecido do que outros carcinomas, mas, na verdade, partilha muita coisa com eles, como os fatores de risco, o consumo de tabaco e álcool”, afirma ainda.
“Apanhei um susto e deixei de fumar logo”, afirma Rui Santos. “Eu fui muito estúpido. Porque há 12 anos eu já sabia. Aquilo apareceu e eu não sabia o que era. E continuei a fumar. E na altura bebia, fumava… Não me preocupei muito com isso. Foi preciso mesmo apanhar um susto grande”.