Marco Paulo será homenageado pela câmara de Lisboa com a atribuição de uma Medalha Municipal póstuma. O presidente da câmara, Carlos Moedas, anunciou a decisão através de um comunicado enviado às redações. A câmara também aprovou um voto de pesar devido à morte do artista.
“Marco Paulo era um grande artista, um grande homem. Um maravilhoso coração que marcou a música portuguesa e gerações inteiras, dos mais velhos aos mais novos. Foi símbolo de toda a luta contra as maiores adversidades: nunca desistiu, nunca parou de cantar, nunca deixou a sua paixão”, diz Carlos Moedas, no comunicado.
“Ontem Marco Paulo deixou-nos, mas a sua voz continuará para sempre connosco e a cidade de Lisboa não podia deixar de lhe prestar homenagem. Pela longa e marcante carreira musical, pela relação de afetividade e proximidade pelo seu público, mas também pelo exemplo de luta e amor à vida que deu ao longo de muitos e muitos anos de doença”, explica o presidente da câmara. Marco Paulo será homenageado pela câmara de Lisboa com uma Medalha Municipal de Mérito Cultural.
Recorde-se que Marco Paulo morreu na última quinta-feira, 25 de outubro, aos 79 anos. O artista lutava contra um cancro há vários anos. Fãs, admiradores e amigos já aguardam o início do velório, na Basílica da Estrela, em Lisboa. O corpo do cantor estará em câmara ardente entre as 16h00 e as 22h00 e as 9h00 e 12h00 de sábado. Já o funeral terá início às 14h30 de sábado, dia 26, com missa de corpo presente. O corpo segue em cortejo fúnebre para o cemitério dos Prazeres, em Lisboa.