Nasceu na última terça-feira, 12 de novembro, a filha de Rita Pereira, que tem o nome Lowê. A atriz anunciou a chegada da menina através das redes sociais, na manhã desta quarta-feira, dia 13. “Bom dia!!! Good morning!!! Bonjour!!! Já cheguei!!! Cumprimentos, LOWÊ”, escreveu, juntamente com uma foto em que surge no hospital com a bebé e o companheiro, Guillaume Lalung. E agora surge a dúvida: Qual será o significado do nome da filha de Rita Pereira?
Como prometido, Rita Pereira anunciou o nome da filha ao nascimento, mas ainda não desvendou o que motivou o casal para a escolha. Contudo, já sabemos que o nome tem alguns significados que poderão estar por trás da decisão.
Em primeiro lugar, a palavra “lowe” tem origem no inglês escocês e significa uma luz quente, especialmente a que é produzida pelo fogo. Já em alemão, “löwe” significa leão. Por outro lado, em francês, o nome significa também jovem lobo. Além disso, a pronuncia poderá ser similar a da palavra “love”, que em inglês significa amor. Todos significados que acabam por revelar o desejo de que Lowê seja uma rapariga forte, determinada, com luz própria e fruto de muito amor.
Curiosamente, Lonô, nome do filho mais velho de Rita Pereira, não está na lista, o que significa que não houve nenhum cidadão português registado com este nome nos últimos três anos. Na altura do nascimento do menino, em 2018, a atriz explicou o significado: “Deus da música e da paz”.
Lonô tem origem no Havai. Tal como a atriz explicou, trata-se de uma divindade associada à música e paz, mas também à fertilidade, agricultura e chuvas. Na tradição havaiana, é um dos quatro deuses que exisitam antes da criação do mundo. Os havaianos têm um festival que lhe é dedicado. Trata-se, portanto, de uma divindade muito importante nesta cultura e inspirou Rita Pereira e Guillaume Lalung neste escolha especial: o nome do primeiro filho em comum.