Segundo um estudo recente, entre 4 a 30% dos homens deparam-se, em qualquer altura da sua vida, com a questão da ejaculação precoce. No entanto, eles não são os únicos afetados pelo problema. É que, devido a essa situação, a maior parte das parceiras não consegue obter prazer durante o acto sexual. Tudo porque, simplesmente, elas não têm tempo de chegar lá. “A ejaculação prematura é uma disfunção sexual masculina caracterizada por uma ejaculação que ocorre sempre, ou quase sempre, antes ou apenas dentro de cerca de um minuto após a penetração”, define a International Society of Sexual Medicine. Contudo, a ejaculação precoce tem solução. Existem algumas técnicas caseiras que podem ajudar. No entanto, se não houver melhoras, o homem deve procurar ajuda clínica, pois existem medicamentos, orais ou de aplicação tópica, para minimizar este transtorno.
Pensamentos distantes
Uma técnica muito usada, e que pode ter algum resultado, consiste no homem, assim que percebe que está a chegar ao orgasmo, tentar lembrar-se de outra coisa, que não o acto sexual. Claro que quando mais distante for o pensamento, melhor, pois assim perderá alguma excitação. Por exemplo, pode tentar lembrar-se do almoço de negócios do dia seguinte ou das obras que tem de fazer em casa. A parceira, por sua vez, deve ir acariciando o clítoris, para assim conseguir chegar ao clímax, ao mesmo tempo que o homem. Quando ela estiver quase lá, deem largas ao prazer.
Posição certa
A posição em que se tem relações sexuais também pode ter influência no tempo que o homem leva a atingir o orgasmo. A mulher por cima, com o homem deitado, é, normalmente, a posição mais favorável para o controlo da ejaculação.
Usar preservativo
Ao utilizar preservativo, os homens sentem menor sensibilidade no coito. Mas aquilo que em situações normais não é relevante, para homens com ejaculação precoce pode fazer toda a diferença. Tentem!
Aprender a respirar
Ao controlar a respiração, o homem pode também desenvolver a capacidade de controlar a tensão sexual e a ejaculação precoce. O homem deve tentar primeiro sozinho, masturbando-se e, quando estiver quase no auge, respirar fundo, fazendo uma pequena pausa. Inspire e repita.
Movimentos vigorosos
Parece contraproducente, mas um bom auxiliar do prazer da mulher, no caso de o homem sofrer deste problema, é ele aumentar a velocidade e intensidade dos movimentos do coito, quando estiver quase a ter o orgasmo. Deste modo, acabará por ejacular depressa, mas como aumentou esses movimentos, a mulher será mais estimulada e, provavelmente, sentirá mais prazer.