![5294630-2804x1870.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/06/26325815294630-2804x1870.jpg)
A idade da inocência
Segundo um estudo da marca Durex, os jovens portugueses iniciam a sua vida sexual por volta dos 17 anos. Com as hormonas em ebulição, esta é a idade das descobertas. Corre-se o risco de sofrer, quando há paixões, porque tudo é vivido com grande intensidade. Quanto ao sexo, há que saber desfrutar do prazer, mas sempre em segurança. Os jovens devem ser advertidos para usarem preservativo, de forma a evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas. Convém ainda alertar consciências para os perigos de associar o consumo de álcool e drogas ao sexo. Alterados, os jovens podem vir a arrepender-se do que fizerem. Se é jovem, tenha isto em atenção. Se tem filhos, tenha conversas francas e abertas sobre estes temas, aconselhando, sem ser moralista.
Jovens adultos
À medida que vamos crescendo e acumulando experiências, tornamo-nos mais maduros. A mulher atingirá o auge da maturidade sexual entre os 28 e os 30 anos, altura em que já conhece melhor o seu corpo e sabe bem o que lhe dá mais prazer. Ao mesmo tempo, torna-se menos preconceituosa e mais desinibida. Se está nesta faixa etária, aproveite! Corra atrás do que mais gosta e mexa-se na cama. Grande parte dos homens prefere mulheres com iniciativa.
Aos 35 anos
Por esta altura, muitas mulheres já têm relações estáveis, por isso devem fugir a sete pés da rotina. Reinvente a sua relação todos os dias. Escolha locais diferentes para fazer amor e lembre-se: não precisa de se endividar até ao pescoço para apimentar a relação. Já pensou que em vez de fazer amor na cama, pode aproveitar a bancada da cozinha? E que tal atacar o seu homem assim que ele entra em casa, no hall? Seja inovadora e arrisque. Mime-se, cuide do seu corpo e aprenda a gostar ainda mais de si.
A entrada no “entas”
A maturidade começa a ganhar ainda mais terreno. As mulheres tendem a tornar-se mais ternurentas, mas alguns homens podem sentir-se algo perdidos. Aliás, alguns tendem a começar a apaixonar-se por mulheres mais jovens. Por isso, se está nesta faixa etária, ponha-se bonita. Na cama, aposte na sensualidade de uma boa massagem e em preliminares reforçados.
E depois dos 50…
As mulheres começam a entrar na menopausa e os homens na andropausa, um processo semelhante. É natural que o desejo diminua um pouco, assim como a lubrificação vaginal e a qualidade e duração da ereção. Os preliminares, associados ao carinho, ganham uma importância maior. Se necessário, não excluam acessórios para facilitar a penetração. Podem ainda recorrer a terapias de substituição hormonal, mediante aconselhamento médico.