Fantasias proibidas e outras, muito mais picantes, são libertadas, todas as noites, nos nossos sonhos. Fazer amor com alguém desconhecido numa praia ou acariciar lentamente o corpo de uma pessoa amiga são imagens que, pelo menos enquanto dormimos, são totalmente permitidas. Segundo os terapeutas sexuais, vale a pena tentar interpretar correctamente este tipo de sonhos, já que, muitas vezes, essas imagens têm um significado. Quando analisadas, elas podem revelar, basicamente, duas coisas: a vontade de realizar um desejo secreto ou a existência de um conflito interno.
Experiências diferentes
Cavalgar, andar de mota ou bicicleta, por exemplo, indicam um desejo sexual reprimido. Normalmente, esses sonhos escondem o desejo de experimentar algo diferente em casa, fantasias que a pessoa nunca teve coragem de experimentar ou de contar ao seu parceiro. Algumas mulheres que sofrem de anorgasmia – não alcançam o orgasmo – conseguem, no entanto, atingi-lo ao sonhar com situações eróticas, mais livres para vivenciar a sexualidade e expressar desejos. Tanto homens como mulheres têm sonhos eróticos, que costumam ser semelhantes em ambos os sexos. Mas enquanto elas tendem a incluir as carícias, eles estão mais ligados aos orgãos sexuais. E também podem alcançar o orgasmo durante um sonho pleno de sexualidade e prazer, facto que é muito comum entre adolescentes.
Origem na carência
Os sonhos eróticos são, no entanto, raros. Um estudo realizado por uma universidade de São Paulo, no Brasil, identificou este tipo de sonhos em quarto lugar da lista dos temas mais comuns, que eram com amigos, família ou viagens, por essa ordem. Isto porque as pessoas que têm vidas sexuais satisfatórias, que fazem amor ou se masturbam, resolvem os seus desejos. A carência aparenta, pois, estar na origem da maior parte dos sonhos eróticos. O mesmo estudo explica mesmo que este tipo de sonhos é comum entre freiras e padres, pessoas que negam as suas necessidades sexuais. O inconsciente tenta, assim, corrigir a negação daquele que é um instinto natural dos seres humanos, como forma de compensação. É como uma pessoa que se deite com fome. Será natural, nesse caso. que sonhe com comida. Os sonhos eróticos podem, assim, estar a dizer-nos que não estamos a prestar atenção suficiente aos assuntos relacionados com a nossa sexualidade.
Do sonho à realidade
Um estudo elaborado por uma psicóloga norte-americana, publicada em livro, traz a lume a história de uma enfermeira de 36 anos que sonhou que tinha relações sexuais, de forma intensa, numa casa-de-banho. A experiência revelou-se de tal modo excitante que ela decidiu vivê-la na prática. Vestiu uma saia, sem cuecas e convidou o marido para jantar fora. Enquanto esperavam pela comida, acariciaram-se por debaixo da mesa, para acabarem por fazer amor sobre a sanita da casa-de-banho do restaurante. A relação, conta a enfermeira, nunca mais foi a mesma.
Cada sonho, um significado
Para interpretar os sonhos eróticos, é preciso levar em consideração o contexto da vida de cada pessoa, já que os mesmos símbolos podem ter significados diferentes. No entanto, são muitos os especialistas que garantem que alguns estarão sempre ligados à sexualidade. É nesta perspectiva que se deve analisar os exemplos que se seguem. Depois de trabalhar cada símbolo, tente juntá-los num todo e tentar perceber se encontra algum sentido no sonho como um todo.
Sexo com alguém desconhecido: insatisfação no relacionamento amoroso. Em alguns casos, indica que a pessoa quer acabar com a obrigação de fazer sexo apenas por amor.
Relações com alguém do mesmo sexo: se for alguém muito amigo, não se assuste. O sonho expressa o afecto que sente por essa pessoa.
Cavalo: forte e bonito, simboliza o desejo pelos homens, remetendo directamente para a fertilidade e sexualidade masculinas.
Gato: sedutores e carinhosos, os felinos estão relacionados com a feminilidade e o mistério que envolve a mulher. Um homem que sonha com um gato, está a desejar cair nos braços de uma mulher.
Répteis: a cobra e os répteis em geral são muito sensuais, pelo modo como se movem e agem. Sonhar com eles, pode muito bem significar que está no ponto certo para uma noite muito quente!
Voar: sonhar que se está a voar é um sonho de cariz erótico. Este sonho revela o desejo sexual aguçado e quer dizer que a pessoa sente a falta de alguma coisa mais na sua vida.
Banana/figo: têm a forma e a textura que lembram, respectivamente, o pénis e a vagina. Indicam um forte desejo sexual.