
Com os pólenes da primavera, tenho sempre espirros ao acordar, ao fim da manhã e ao fim do dia. Mas, agora, com os espirros, não consigo usar máscara. No metro, não posso tirar a máscara, mas, se espirro, todos pensam que posso ter Covid-19! Miguel, Lisboa
Na Covid-19, os espirros não são sintomas tão frequentes como a tosse e a febre.
De facto, não é fácil usar máscara e espirrar. Há pessoas que conseguem semicontrolar os espirros, mas não é o mais aconselhável. Por outro lado, também não pode espirrar ou tossir sem máscara, para proteger as outras pessoas.
Pela sua descrição, tem uma rinite alérgica sazonal (dependente das estações do ano, devido a contacto com pólenes, fungos, condições do ar, etc.).
São comuns, neste tipo de alergias, os espirros consecutivos, a inflamação do nariz, dores de cabeça, cansaço, etc.
Poderá precisar de intensificar o tratamento das crises (anti-histamínicos e anti-inflamatórios) e medicação preventiva (iniciar o tratamento antes de começarem os sintomas; e tratamento de dessensibilização).
Quem tem alergias conhecidas deve evitar a exposição ao alérgeno e prevenir as crises (com ou sem tratamentos).
Deve evitar passar por jardins no início e no fim do dia. E, para evitar o contacto com pólenes, deve usar chapéu para que não se depositem no cabelo. Também deve tomar um duche logo ao chegar a casa.
Uma vez que as alergias são hipersensibilidades (ou seja, uma resposta exagerada do sistema imunitário), se não forem tratadas desde o seu início, podem dar origem a crises cada vez mais frequentes e intensas. Lembro-lhe que inflamações crónicas favorecem infeções crónicas.
Deve recorrer ao seu médico assistente ou a uma consulta de alergologia.