Desde que fui mãe, há já cinco anos, que sempre que espirro deixo escapar umas gotinhas de urina. O que posso fazer para que esta situação deixe de acontecer e não vá piorando? Mariana, por e-mail
Com a passagem dos anos, e sobretudo após a menopausa, habitualmente há agravamento das perdas.
O que descreve parece ser um caso de incontinência urinária de esforço típica. Este problema é frequente após gravidez e partos. Frequentemente, ao longo do primeiro ano, há recuperação espontânea na maior parte dos casos. Ao fim de cinco anos, é natural que tenha de tomar alguma medida para ultrapassar esse problema, que é frequentemente limitador duma vida normal.
Novas gestações e partos, bem como esforços físicos intensos, podem agravar esta doença. Com a passagem dos anos e, sobretudo, após a menopausa, habitualmente há agravamento das perdas. Numa fase inicial, de perdas limitadas, pode fazer reabilitação dos músculos pélvicos com um fisiatra (medicina física e reabilitação). O aumento da força de contração dos músculos reduz as perdas e ajuda a que o problema não se agrave. Em casos mais graves, a solução é colocar uma fita de material sintético sob a uretra, para impedir que ela desça com os esforços (que é o mecanismo das perdas). É uma intervenção rápida com alta taxa de sucesso.
O Dr. João Varregoso é coordenador da unidade de urologia do Hospital Lusíadas Lisboa