Tenho muitos complexos com as minhas ancas e as minhas pernas. Gostaria de fazer um lipoaspiração, mas não sei como e onde me dirigir. Maria, Rio de Mouro
As pessoas obesas ou muito obesas, sobretudo as que comem demasiados doces, têm grandes dificuldades em reduzir camadas excessivas de gordura pouco estéticas das ancas, barriga, nádegas, etc.
Muitos destes pacientes recusam-se a praticar desporto ou a reduzir e corrigir a sua alimentação. A lipoaspiração surge como um tratamento que apresenta resultados rápidos. No entanto, se não alterar os seus erros alimentares e os seus maus hábitos sedentários, o corpo continuará a acumular gordura naquele local e nos outros, quer debaixo da pele, quer internamente, à volta dos órgãos. A lipoaspiração (lipo=gordura) é um tratamento de cirurgia plástica em que é aspirada a gordura em excesso (acumulada em determinada parte do corpo) por um tubo aspirador que é introduzido na pele por um pequeno orifício.
O tratamento é rápido e deixa apenas pequenas cicatrizes. É feito com anestesia geral. E, tal como qualquer cirurgia, apresenta alguns riscos e exige, previamente, um estudo médico aprofundado e uma preparação psicológica. Antes de tudo, o cirurgião plástico avaliará globalmente o problema e só depois deve ser decidido se o tratamento a aplicar deverá ser a lipoaspiração ou outro.
As consultas e tratamentos de cirurgia plástica poderão ser conseguidos através do seu médico de Família ou diretamente numa consulta privada (ou convencionada) da especialidade de cirurgia plástica.
Mas a lipoaspiração é um tratamento de recurso, pois a acumulação de gordura deve ser controlada pela correção dos erros alimentares e pela prática diária de exercício físico.