Por muito que tente evitá-lo, ando sempre stressada no emprego. O trabalho é tanto e tão urgente que não sou capaz de dar conta de tudo ao mesmo tempo. Já não sei o que fazer. Há algum medicamento para reduzir o stresse? Fernanda, Seixal
Antes de mais, é fundamental identificar corretamente os fatores específicos que desencadeiam essas suas situações de stresse.
Aconselho-a também a partilhar essas suas dificuldades com os seus colegas, com a sua chefia ou com o médico do Trabalho da sua empresa. Eles poderão ajudá-la a encontrar estratégias de correção, prevenção e compensação desse seu stresse exagerado… ou alterarem as suas tarefas, ou rotatividade por outras tarefas de forma a que o seu trabalho seja mais facilitado!
Lembro-lhe que o stresse, se for excessivo, pode levar ao aparecimento de depressões, insónias ou outras doenças e sintomas (problemas cardíacos, dores de cabeça, ataque de pânico, eczemas, aftas, úlceras pépticas, problemas menstruais nas mulheres, impotência e ejaculação precoce nos homens, etc.).
Também o seu médico de Família, em articulação com o do Trabalho, poderá dar-lhe todo o apoio necessário (recomendando, eventualmente, acompanhamento por psicologia clínica ou psiquiatria), e abordar as questões do apoio familiar e do apoio da sua rede social.
Invista num estilo de vida saudável: faça uma alimentação saudável e equilibrada, exercício físico regular e tente ter noites de sono repousantes. Não abdique de algum tempo seu, para cuidar de si, para o seu divertimento.