
A relações públicas está rendida aos benefícios dos exercícios do Pilates clássico e partilha uma série de fotos de uma sessão. Veja a galeria de imagens que preparámos para si. E ainda um vídeo em que Cláudia Jacques utiliza outros aparelhos
Se viu o vídeo acompanhou os exercícios de Cláudia Jacques em outros aparelhos do PIlates. Já nas imagens da galeria que pode ver mais abaixo, a relações públicas começa a sessão de exercícios no Ladder Barrel e passa depois para o Reformer.
Na sua página de Instagram escreve: “Tão bom fazer isto ao meu corpo! Pilates no @estudio.marianaalmeida”. Depois coloca hastags do Pilates Clássico. E porquê? Porque é o método original, desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX. E também chamado de Contologia.
Portanto, os exercícios são todos realizados em aparelhos criados à semelhança dos originais pelo alemão.
De criança frágil a atleta
Mas vamos à história de Joseph, porque é dela que nasce este método que nos últimos anos tem vindo a conquistar cada vez mais pessoas.
Joseph Pilates era uma criança fisicamente frágil, o que lhe deu o impulso para desde cedo querer melhorar a sua condição física. Para isso, dedicou-se ao estudo e à prática de métodos para conseguir um corpo forte e sadio.
Assim, Pilates tornou-se especialista em diversos atividades desportivas. Aliás, chegou a praticar boxe e até foi artista de circo.
O método de Joseph Pilates
Neste processo de descoberta e melhoria do corpo físico, Pilares praticou e estudou filosofias de saúde e de exercícios do Oriente e Ocidente. Contudo, sempre com o objetivo de encontrar o equilíbrio do corpo e da mente.
Aquando da Primeira Guerra Mundial, tornou-se enfermeiro e, para ajudar na recuperação dos seus pacientes pegou em molas das camas e construiu equipamentos que tonificassem e dessem resistência muscular. E daqui resultaram os equipamentos que hoje se conhecem como a Chair, o Cadillac, o Reformer e o Ladder Barrel, que são os quatro principais aparelhos.
Cada um destes equipamentos cumpre os seus objetivos. Depende, é claro, do que se pretende corrigir, tratar ou manter.
Benefícios do Pilates Clássico
No entanto, toda a prática tem de contar com a orientação de um instrutor especializado no método. Isto porque, tentar praticar Pilates sem essa orientação, pode resultar em lesões graves.
Mas e quanto a benefícios? Ora este é o segredo do sucesso deste método. São muitos. Na verdade, com o Pilates ganha-se mais flexibilidade, tonifica-se músculos, mas também aumenta a densidade óssea, alivia dores nas costas, melhora a postura, reduz o stress e até ajuda na perda de peso.
Já se vê porque há cada vez mais pessoas a praticar Pilates, como Cláudia Jacques.