Sabe fazer bacalhau espiritual? Não?! Então, aprenda a fazer este à moda da pivô da SIC. Ou melhor, segundo a própria esta é a receita original. Quer saber como se faz? Assista ao vídeo em baixo
A jornalista partilha mais uma receita de fazer crescer água na boca, desta vez do saudoso bacalhau. Para quem não aprecia o bacalhau cozido na noite de Consoada, esta é uma boa sugestão.
E, se viu o vídeo, ficou a saber todos os passados a dar. Ainda assim, leia a explicação de Clara de Sousa na legenda da publicação: “Vamos lá antes que arrefeça. Este é o verdadeiro Bacalhau Espiritual, sem batata, sem alho, sem ingredientes que lhe foram acrescentados ao longo dos anos. Esta é a receita original tal como começou a ser servida no Restaurante Cozinha Velha nas antigas cozinhas do palácio Nacional de Queluz”.
Só estas palavras já geram curiosidade. Mas a pivô da SIC continuou: “Uma receita cremosa, muito leve, económica que faz render muito a pouca quantidade de ingredientes. Por mim dispensaria tantas gemas no béchamel, mas cada um fará como entender. No entanto, para a publicar não quis fugir em nada à original e ela já está disponível no site e video no Youtube”
Mas vamos ao passo a passo muito rápido: Amolece pão com leite; tritura cenouras e bacalhau cru, depois faz refogado com cebola e a cenoura e junta a esta mistura o pão mole. Em outro recipiente faz molho bechamel e junta gemas de ovos, envolve tudo muito bem e junta parte do bacalhau. E depois todo. Em seguida, coloca esta mistura numa travessa, alisa e deita o bechamel. Por fim, polvilha com pão ralado e parmesão. Vai a gratinar durante 20 minutos e… “delicie-se!” como diz a jornalista.