Há muito que se sabia que o evento de importância maior para a monarquia britânica primaria pela diferença. Conta “apenas” com 2 mil convidados, um número muito inferior se compararmos a cerimónias idênticas, como a de Isabel II, em 1953. O rei deixou bem claro que queria um evento de menor escala. Coroação de Carlos III: os grandes ausentes e os não convidados! Conheça a lista de nomes.
Harry presente, Meghan não!
Após meses de negociações de avanços e retrocessos com a família real, Harry, o filho mais novo de Carlos, estará presente neste acontecimento marcante. Contudo, a mulher, Meghan Markle, ficará nos Estados Unidos da América, onde o casal reside. Hoje celebra-se o quarto aniversário do filho de ambos, Archie e este será um dos motivos que levam Meghan a não marcar presença.
Os ausentes e os não convidados
O presidente dos EUA, Joe Biden será representado pela mulher, a primeira-dama Jill Biden. Cumpre-se assim uma tradição antiga. Nenhum líder norte-americano esteve presente numa coroação de um monarca britânico. Contudo, em comunicado, a Casa Branca informa que a falta de comparência do presidente, que todos sabem valoriza as suas raízes irlandesas, não é um incidente diplomático, uma vez que está agendada uma visita de Estado ao Reino Unido.
Assim como a grande maioria dos 24 duques não-reais da Grã-Bretanha também não estará presente e nem recebeu convite! Estas ilustres figuras eram presenças marcantes em cerimónias anteriores, uma vez que usam trajes de coroação e coroas. A vontade de Carlos III em ter uma lista de convidados reduzida deixa-os de fora. Contudo, nem todos receberam com agrado a notícia. Ao jornal Daily Mail o duque de Rutland não escondeu a sua desilusão e afirmou: “Foram as famílias como a minha que sustentaram a família real por mais de 1.000 anos”, disse, primeiramente.
A filha do tio-avô e mentor de Carlos, Earl Mountbatten da Birmânia, Lady Pamela Mountbatten, de 94 anos, também foi riscada da lista. Recorde que é uma das duas únicas damas de honor do casamento da rainha Isabel II em 1947, que estão viva. A sua filha, India Hicks, manifesta-se no Instagram e revela o que aconteceu. “A nossa família foi contactada por um assessor real, que pediu desculpa em nome do rei “por ofender muitos familiares e amigos com a lista reduzida da sua coroação”, pode ler-se, em primeiro lugar.
Sarah Ferguson e irmão de Diana
Outra ausência de peso é Sarah Ferguson, ex-mulher do irmão do rei, o príncipe André. Apesar de ainda viver com o ex-marido numa das propriedades da família real, em Windsor, Sarah não está presente. Também o irmão mais novo da princesa Diana, Charles Spencer fica de fora da coroação de Carlos III. O tio de William e Harry adianta que não recebeu convite para estar presente na coroação do cunhado.
No que diz respeito aos representantes do parlamento, vão estar na cerimónia, contudo, não estão autorizados a levar os respetivos cônjuges.
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Coroação de Carlos III: os grandes ausentes e os não convidados! Conheça a lista.