Rogério, Geraldo e Joana Rita participam num debate na rádio Firmamento, e a dona da Tamargueira consegue virar a situação a seu favor e humilhar os rivais
Vasco vai à casa dos Girão propor a Geraldo e a Rogério participarem num debate com Joana Rita. Geraldo fica desconfiado quando o radialista lhe diz que a ideia foi de Joana Rita e decide ir à Tamargueira tentar descobrir quais as intenções da ex-amante, mas esta “obriga-o” a aceitar o convite para o debate, ameaçando contar tudo sobre os dois e dando Felicidade como testemunha de tudo. Furioso, ele sai, mas o debate acaba por ser marcado. Na rádio, Rogério, Geraldo e Joana Rita decidem a ordem das intervenções. Rogério é o primeiro, e Joana Rita aproveita para, em direto, o avisar de que tem batom no pescoço, deixando-o muito embaraçado. Segue-se Geraldo, a quem Joana interrompe constantemente. Na altura de falar, Joana surpreende tudo e todos ao afirmar que quer pedir perdão a Hermano. A antiga criada acrescenta que foi enganada pelo visconde que lhe disse que os filhos só poderiam casar se lhe oferecesse sociedade na Tamargueira e condenasse publicamente Hermano. Geraldo, chocado com as mentiras, desmente tudo e agarra-a, furioso, avisando-a que ainda vai pagar por todos os crimes que cometeu. Ao sair da rádio, feliz, Joana Rita é abordada por Hermano que lhe diz não acreditar numa palavra do que ela disse.
Vera implora a Carolina que aceite o emprego
A irmã de Madalena convence o marido a ir à pensão para pedirem a Camila que aceite o lugar de precetora. Rui, ao vê-la, gela, mas Carolina finge o tempo todo ser Camila. Vera conta à rapariga o trauma que Bé sofreu e suplica-lhe que ajude a menina, que tanto gostou dela, mas Carolina nega. Em casa, Vera conta às crianças o que se passou, mas a menina pede-lhe que Camila vá lá para casa. Vera, emocionada, promete trazer a rapariga.
Mico obrigado a assumir filho
Em casa dos Sardinha, Mico diz a Felicidade que só se poderá casar com Maria Francisca quando Claudette lhe der o divórcio, o que pode demorar. A mulher acede, mas exige que ele assuma o compromisso publicamente. Mico pede, entretanto, ajuda a Basílio, para que este fale com Claudette. Vasco, ao saber do acordo que os sardinha fizeram com Mico, vai ter com este e conta-lhe que foi o primeiro homem de Maria Francisca e que tudo é uma tramoia. Juntos, concordam em desvendar a verdade.
Sílvio chantageia Gracinha
A mulher de Henrique é chamada ao Curral das gatas. Receosa, vai ter com Sílvio, que a volta a chantagear e lhe pede muito dinheiro. Gina, escondida, ouve tudo. Gracinha fica assustada, pois não tem esse dinheiro. Na pensão, vê um cheque que Basílio passou a Simone e rouba-o. Ao dar pela sua falta, Basílio acusa Simone de o ter descontado. Esta percebe que foi Gracinha a responsável, e obriga-a a assumir a verdade, mas esta nega tudo.
Simone confronta Henrique
Perante as perguntas da dona do videoclube, Henrique volta a dizer que nunca doou esperma. Simone desabafa com Eva e conta-lhe as suas desconfianças. A filha de Geraldo confidencia-lhe que Henrique lhe contou que fez umas asneiras em França e que, por isso, antes de voltar, fez uma vasectomia. Simone, perplexa, percebe que Henrique sabe que o filho de Gracinha não é dele e, mesmo assim, aceita a situação.
Matilde e Zé Maria tramam Matias
Zé Maria diz a Matilde que tem de se esforçar para o reconquistar e, juntos, elaboram um plano. Quando Matias vai à praia fluvial, apercebe-se da presença de Matilde. Esta confessa tê-lo seguido e, a chorar, oferece-lhe o seu apoio. Enternecido, ele abraça-a e, nessa altura, a rapariga despe-se. Matias pede-lhe que se vista, mas Zé Maria, afastado, tira fotografias dos dois. No dia seguinte, um rapaz entrega a Eva um envelope com fotografias de Matias e Matilde, nua, abraçados. A rapariga fica destroçada.
Não perca!
Matilde recebe por correio um quadro em que Eva posa nua