Depois de descobrir que a neta beijou Gonçalo, Jacinta encerra Aurora no quarto
Quase a sufocar devido ao beijo que trocou com Gonçalo, Santinha desaparece. A avó da rapariga procura-a por todo o lado mas não sabe qual o sue paradeiro. Para não levantar suspeitas diz às beatas que a jovem está num retiro num convento. Longe dali, no celeiro da casa dos Borges, Aurora tem mantas e comida junto a si, enquanto reza com o seu terço na mão. Ângelo, triste e desolado, estende-lhe um saquinho com comida. Esta agradece-lhe pela ajuda e por guardar segredo do seu paradeiro. Ângelo olha-a, num misto de ternura e tristeza.
Entretanto e depois de vários dias sem saber do paradeiro da neta, Jacinta decide ir falar com Maria Polícia e conta-lhe que Aurora está desaparecida. Jacinta diz que inventou a história do retiro espiritual num convento para calar a boca do povo e que não quer muito alarido à volta do caso. Quando a beata volta para casa dá de caras com a neta que decidiu voltar para casa depois de descobrir que Gonçalo tinha viajado para Espanha. Aurora acaba por contar á avó que trocou um beijo com o médico mas que ficou arrependida. Jacinta fica furiosa e diz-lhe que para a castigar vai tranca-la no quarto. A jovem acaba por ceder mas sente-se mal quando se vê entre quatro paredes.
Sara vai para Salamanca
Em Casa dos Monforte e tal como combinado com a filha, Violante passa o cheque à família, deixando Graça e Daniel mais aliviados. Antes de Violante e Armando saírem, Helena e Brígida acusam-na da morte de Nazaré. Sara que estava perto a fazer as limpezas interrompe-as e diz que Brígida devia dar mais valor à filha que tem. Todos ficam surpresos com a reação de Sara e Graça acaba por despedi-la. Violante tranquiliza a cunhada e anuncia que dará emprego à rapariga em Salamanca. A jovem sorri agradada com a ideia.
Celso em risco de perder emprego
Num bar em Salamanca, Celso e Gonçalo estão, visivelmente, embriagados e com um ar de tormento. Gonçalo queixa-se da sua situação com Helena, Aurora e Celso, já bastante embriagado, das saudades de Sara. Celso relembra momentos que viveu com Sara e diz que nunca devia ter deixado Portugal sem ter esclarecido as coisas com ela, sobre a traição.
Depois da bebedeira, Celso desolado, conta a Gonçalo que como estava de ressaca, adormeceu a meio da cirurgia. Celso acrescenta que foi expulso da sala de operações e que vão abrir um processo contra ele, porque lhe fizeram exames ao sangue e acusou excesso de álcool.
Daniel tem ciúmes de Violante
No salão, Daniel está sozinho, a beber um copo de whisky. Helena surge e Daniel acaba por perguntar-lhe se acha que Violante e Armando estão juntos. Helena concorda com a ideia do pai de Gonçalo e percebe que Daniel está com ciúmes e que ainda gosta de Violante.
Graça rouba os potes a Hortense
Durante a festa que Hortense faz a uma série de homens chamados Zé, Graça entra com uma bandeja com os três potes de cinzas dos falecidos maridos da filha. Graça avisa os Zés que será, assim, que irão acabar se caírem nas mãos de Hortense. Os três homens olham chocados para Hortense e acabam por fugir do bar. Mãe e filha enfrentam-se, Hortense acusa-a de invasão de propriedade privada e de, apenas se ter casado com o pai dela por interesse. Graça levanta a mão para bater em Hortense, mas depressa Evangelina e Amélia lhe agarram a mão.
Manuela e Sebastião vão casar
Na casa de Sebastião, Manuela anuncia a Hortense que ela e o seu filho são namorados e que estão a pensar em casar. Sebastião fica boquiaberto e Hortense sente uma tontura tal que desmaia nos braços do filho.
Ângelo descobre que Clarinha o ama
Miguel conta a Ângelo que Clarinha gosta dele, o que o deixa muito surpreso. Ângelo diz ao amigo para não desistir de conquistar Clarinha, pois ele não gosta dela. Ângelo confessa a Miguel que gosta de Aurora, contudo ela é noiva de Deus e está proibida a todos os homens. Miguel arregala os olhos, boquiaberto