A espanhola é enganada por Helena e é humilhada pelos Monforte perante todo o Mundão. Desiste de voltar para Salamanca e promete retaliações
A fábrica está prestes a ser inaugurada. Helena, cada vez mais impaciente, vai falar com Daniel e diz-lhe que Gonçalo tem de aparecer. Daniel por sua vez também diz que Violante não vai estar presente. Helena decide ligar à mãe que já estava de partida para Salamanca. Violante atende o telefone e sobressalta-se ao ouvir Helena a pedir ajuda. Fingindo pânico, a jovem mete e conta que Gonçalo descobriu toda a verdade sobre a gravidez e agora quer matá-la. Violante desliga a chamada e inverte a marcha, decidida a salvar a filha. Helena volta para junto das pessoas já recomposta e faz sinal com a cabeça a Daniel, em sinal de que já fez a sua parte para trazer Violante à inauguração. Gonçalo chega entretanto deixando helena muito feliz. Graça aproveita e corta a fita vermelha. Estão todos bastante contentes a comemorar a inauguração da fábrica e a beber champanhe, quando Violante estaciona o carro nervosa e segue para junto dos convidados. Violante vê Helena em conversa animada com dois convidados e Gonçalo e percebe que foi enganada. Os olhares de todos os Monforte cravam-se nela. Daniel faz questão de humilhar Violante perante todos e diz que para além de ter atrasado a inauguração da fábrica, matou Álvaro. Helena confirma tudo, enquanto fotógrafos e jornalistas registam. Violante, revoltada, diz que irá ficar em Viseu e só se vai embora quando todos pagarem pelo mal que lhe fizeram. Uma das suas ideias é tirar a fábrica aos Monforte.
Hortense fica de cama
Depois de saber que o filho se vai casar com Manuela, Hortense fica de cama em casa durante duas semanas e faz de tudo para que Sebastião não saia de perto dela. Manuela surge em casa de Hortense e diz que não é normal Hortense estar de cama há tanto tempo, sem razão aparente. Manuela percebe que Hortense tem ciúmes da relação dela com o filho e decide ir embora. Sebastião corre atrás dela para a levar até à porta e Hortense ri-se, matreira.
Sara rejeita convite de Violante
Violante, antes de voltar para Salamanca, decide passar em casa de Brígida para falar com Sara. Violante diz a Sara que está de partida, porém o convite que lhe fez para ir com ela mantém-se. Sara agradece, mas diz que não pode ir porque Dora não quer ir. Violante vai embora, deixando Sara muito triste.
Gonçalo rejeita trabalhar na fábrica
Mais tarde, Eugénia, Daniel e Gonçalo estão à conversa. Daniel é duro com o filho e diz-lhe que não pode fugir quando lhe apetece, principalmente agora que a fábrica já está a funcionar, ele e Graça vão precisar de Gonçalo a tempo inteiro. Gonçalo diz ao pai que poderá ajudá-los na gestão da fábrica, contudo não será a tempo inteiro porque ele vai-se dedicar à sua verdadeira vocação, ser médico em Mundão. Eugénia apoia o filho, já Daniel reprova a ideia e deita um olhar rígido ao filho.
Padre acusa Jacinta de o ter envenenado
Depois do padre António fazer análises dirige-se a casa de Jacinta e estende um papel com resultados de análises clínicas. António diz a Jacinta que o resultado das análises mostra que tomou um veneno e posteriormente um antídoto para esse veneno. Jacinta leva a mão à boca, simulando choque. O padre ameaça contar à polícia e Jacinta, muito nervosa, expulsa-o de sua casa. António ameaça Jacinta e diz que um dia ainda vai conseguir provar que a Santinha da Luz é um embuste criado por ela.
Helena enfrenta Santinha
Helena vai até à fábrica à procura de Gonçalo, mas Daniel diz-lhe que este foi a Mundão tratar do espaço para o consultório. Helena, desvairada, vira costas a Daniel e dirige-se para o carro, muito nervosa e irritado, pois crê que Gonçalo foi ter com Aurora. Na aldeia, o médico dá de caras com a Santinha. Assim que se veem, os dois ficam hipnotizados e beijam-se. Ela acaba por fugir novamente e assim que chega a casa começa a rezar. Nesse momento, Helena bate à porta, insistentemente, e Aurora, muito nervosa, vira-se para Cruz, começando a rezar baixinho, com fervor.
Eugénia agride Violante
Com medo de perder Daniel, Eugénia vai a casa de Violante e dá-lhe um enorme estalo. As duas estão a discutir e Armando é atraído pelo barulho, contudo esconde-se para ouvir a discussão. Eugénia avisa Violante para não se meter com Daniel e no casamento dela. Violante enfrenta-a e dá a entender que Daniel ainda sente algo por ela. As duas trocam acusações e Violante acaba por expulsar Eugénia da sua casa.
Não perca!
Armando acusa Violante de só querer vingança.