A vilã aproveita um momento de descontração da rival para a agredir com um x-ato. Ângelo evita o pior
Decidida a explorar o mundo, Aurora sai de casa e vai passear um pouco. Junto ao rio, a jovem está distraída a molhar as mãos na água. A alguma distância, escondida atrás dum penedo, Helena observa-a com ódio. A jovem para de molhar as mãos, angustiada. Olha para o céu carregado e sente um calafrio. Helena prepara-se para sair de trás do penedo e avançar em direção a Aurora pronta a atingi-la com um x-ato. De repente, ouve-se um eco de um riso de um rapaz. Helena para e olha à sua volta, já Aurora, em alerta e nervosa, levanta-se de imediato. Com o x-ato em punho, Helena avança novamente contra a rival, quando se volta a ouvir o som da flauta de Ângelo. Helena deixa cair o x-ato ao chão, sentindo-se torturada com aquele som. O padre António aparece e vai ter com Aurora. Helena, escondida, atrás de uma rocha, acaba por se ir embora, frustrada.
Renato e Celso agridem-se
No bar Viúva Branca, Renato vai ter com Celso e tenta armar confusão. Renato começa por ofender Celso e acaba por dizer que este andou atrás de Sara, mas que não conseguiu nada. Celso responde, provocando Renato ao dizer que andou com a rapariga ao mesmo tempo que ele. Renato fica furioso e dá um murro a Celso, este não se fica e responde. De pronto, Gonçalo e Zé Tavares tentam separá-los, mas não conseguem. Sara chega entretanto e tenta separar os homens. Furioso, Celso deixa todos chocados, quando revela que descobriu que Sara andava com ele e Renato ao mesmo tempo. Renato insulta Sara.
Helena seduz Gonçalo
Gonçalo está a arrumar o bar quando Helena se aproxima, acabando por lhe oferecer uma bebida, Gonçalo diz que não precisa, mas acaba por aceitar. Gonçalo acaba por beber uns copos a mais e ao chegar a casa, com Helena, esta oferecer-se para o levar ao quarto. Já no quarto Helena tenta despir Gonçalo, mas este impede-a. Helena acaba por se fingir indisposta, e vai com Gonçalo para a sala beber chá. Enquanto estão os dois na sala, chega Fernando, que fica irritado com o que vê. Com isto, Gonçalo acaba por ir para o quarto, deixando Helena com o irmão.
Jacinta alia-se a Helena
Depois de Aurora confessar a Jacinta que já beijou Gonçalo, a beata vai até a casa dos Monforte atrás do rapaz. Porém é recebida por Helena, que a informa que o rapaz não está em casa. Jacinta acaba por dizer que quer Gonçalo longe da neta. AS duas acabam por conversar e Helena inventa que Gonçalo a engravidou e não quis saber dela. Jacinta fica em choque e jura que vai fazer que Gonçalo não fique com a neta. Helena fica contente com a reação.
António aconselha Aurora
Convencido que Aurora tem sido obrigada pela avó a ser Santa, António procura a jovem. Os dois acabam por conversar e ele aconselha-a a viver como as raparigas da sua idade. A jovem diz-lhe que tem observado as raparigas e confessa que tem curiosidade. O padre fica satisfeito com a vontade da jovem. Mais tarde, Aurora vai pela primeira vez a um centro comercial e fica maravilhada.
Gonçalo defende a amada
Aurora volta a desaparecer. Jacinta e Ângelo ficam aflitos e o rapaz resolve procurar a amiga em casa dos Monforte. Gonçalo diz que não sabe dela mas também fica preocupado. Completamente desvairado, o médico vai a casa de Jacinta. A beata fica furiosa e tenta expulsá-lo de sua casa. Entretanto, Aurora chega e fica surpreendida e emocionada ao ver Go amado. Ângelo fica ligeiramente enciumado, e enquanto isso, Jacinta tenta bater na neta mas Gonçalo intervém. Aurora desculpa-se e explica que foi entregar roupas suas ao padre António para este distribuir pelos pobres.
Não perca!
Hortense sente-se mal no restaurante provocando uma grande confusão.