O visconde pede à amante que vá viver com ele para o Porto. Apesar de o amar, ela não aceita imediatamente, com pena de deixar os filhos
Decidido a recomeçar a vida ao lado da mulher que ama, Geraldo convida Joana Rita para ir com ele para o Porto. Ela mostra-se desconfortável e diz-lhe que não se vê a viver com o dinheiro de Concha e a deixar os filhos para trás. Depois, o visconde vai falar com Alípio e propõe-lhe que os dois tentem resolver a situação de Eva e Matias, pois não quer que a filha fique infeliz e sozinha quando ele for para o Porto com Joana. Matias entra nessa altura e pede explicações sobre o que ouviu acerca da mãe. Furioso, o rapaz ameaça o sogro: se tenta mais algum golpe contra o pai ou a mãe, mata-o. Para tirar a história a limpo, Matias vai falar com a mãe e pede-lhe explicações sobre o que se passa entre ela e Geraldo. Joana põe-no na ordem e diz-lhe que se recusa a ouvir críticas de um miúdo que nem o próprio casamento aguentou. Em conversa com Alípio, pede-lhe que a ajude na relação com Matias, mas ele toma o partido do filho e diz-lhe que, uma vez que ela vai abandonar a família, eles são a única coisa que lhe resta. A ex-autarca fica a sentir-se culpada e procura Geraldo para lhe dizer que precisa de mais tempo, pois não quer magoar os filhos fugindo com o amante e abandonando todos.
Madalena prende Sílvio no barracão
Furiosa por o cúmplice lhe ter mentido sobre a morte de Alípio, Madalena arquitecta um plano e atrai Sílvio ao barracão. Ali, pede-lhe que lhe explica como é que o matou se, entretanto, o ex-emigrante voltou à vila. Apanhado, ele conta que lhe deu um tiro mas que, quando foi buscar o corpo, ele já lá não estava. A mulher de Rogério prende-o na cela onde esteve Geraldo e diz que só o soltará quando souber como irá resolver a situação.
Vasco e Maria Francisca vão para Lisboa
Graças a Felicidade, Vasco consegue saldar todas as suas dívidas e recuperar o equipamento que tinha perdido. Maria Francisca, entretanto, conta à mãe que um primo lhe ofereceu emprego em Lisboa e que ela e Vasco estão a pensar mudar-se. Felicidade disfarça a tristeza.
Gracinha torna-se cantora
Travassos, o ex-agente de Pepito vê Gracinha atuar e fica boquiaberto. Em conversa com Rosa, o homem diz-lhe que a rapariga tem tudo para singrar como cantora. Decidido a lançá-la no mundo da música, Travassos vai falar com Gracinha e propõe-lhe trabalharem juntos.
Claudette é expulsa da vila
Henrique diz à francesa que ela pode ir para a Tamargueira e ter o filho lá, mas Cidália chega nesse momento e conta a todos que ela é uma impostora, que obrigou Rui a confirmar a gravidez falsa em troca de o ajudar no tribunal. Com Henrique de rastos, Alípio expulsa-a da casa. Mico ao saber da última artimanha da mulher, amordaça-a e amarra-a na beira da estrada. É Madalena quem a vai salvar, em troca de mentir em seu favor no tribunal.
Hermano chocado com o filho
A avó de Maria Francisca conta ao amigo tudo o que ouviu sobre as maldades de Madalena e Silvio contra Gina. Hermano procura a ex-alternadeira, pois não acredita no que ouve, mas Gina acaba por lhe confirmar que Sílvio ameaçou a sua vida e a do filho.
Não perca!
Avelina confessa que foi ela quem roubou o dinheiro de Felicidade, que Alípio lhe tinha dado