Na noite em que a lua fica vermelha e a jovem completa 18 anos, dá-se início à mutação genética que a transforma no próximo Jaguar
No colégio, Jaguar tenta matar Afonso com uma estrela de prata, mas o vampiro consegue escapar. Apesar de se sentir cada vez mais doente, Isabel consegue avisar Beatriz. A perseguição de Jaguar a Afonso estende-se para a serra. Nessa altura, com a chegada de Beatriz, Francisca e Henrique, Jaguar é obrigado a fugir. Afonso acredita que Jaguar se transformou num dissidente. Mais tarde, Isabel sente uma forte dor de cabeça, fica trémula e com febre. Nesse instante, Filipe chega com um bolo de anos e todos cantam os parabéns a Isabel. A lua começa a ficar vermelha durante o eclipse. Isabel sente um arrepio e desmaia. Os alunos levam-na para o posto médico. Isabel sofre alucinações, arritmias e convulsões, mas a temperatura do corpo mantém-se baixa, tal como a tensão. Fátima confessa a Guilherme que nunca viu nada assim. Afonso visita Isabel às escondidas. Fátima diz-lhe que vai passar a noite com Isabel, deixando-o mais descansado. A enfermeira não repara que a cor dos olhos de Isabel é vermelha.
Jaguar procura a filha
Disfarçado de primo de Isabel, Jaguar reaparece no colégio e exige visitá-la. Porém, é travado por Guilherme e Lúcio, que desconfiam das suas intenções.
Vítor tenta matar Hélio
Hélio vai para a serra e leva a mochila de Isabel consigo. Quando começa a treinar, é interpelado por Victor que exige que ele revele onde está situado o laboratório da Luz Eterna. Como Hélio se recusa a dizer o que quer que seja, Victor crava-lhe os dentes no pescoço.